Jornal do Clube de Engenharia 615 | Page 11

11
novembro / dezembro de 2020 e janeiro de 2021
ELEIÇÃO
Cont . >
formação dos Engenheiros ; apoiar a informatização e a comunicação pela internet do nosso Clube ; intervir nos grandes debates nacionais propondo soluções de problemas que desafiam e ameaçam a nossa Engenharia , a Democracia e a Soberania ; impedir atitudes sectárias como fazer de nossa casa uma tribuna partidária , impedindo atitudes racistas e preconceituosas de qualquer espécie .
(...) Não há diferença alguma que possa nos afastar da defesa , entre outros , dos seguintes pontos , além da intransigente defesa da engenharia nacional . Desde os projetos até as execuções mais ousadas já demos mostras ao mundo todo da capacidade dos nossos engenheiros e nossas empresas : a manutenção integral das atividades de exploração do petróleo do pré-sal e a garantia do protagonismo da Petrobras ; a manutenção do monopólio sobre a pesquisa , enriquecimento , industrialização e comércio dos materiais nucleares e seus derivados ; a defesa da atuação do BNDES no seu histórico papel de precursor do desenvolvimento nacional ; a manutenção das conquistas sociais da constituição de 1988 , bem como as políticas públicas afirmativas dos direitos de cidadania do nosso povo ; o fortalecimento de uma política externa autônoma para o relacionamento amplificado com os países do Brics e Nações africanas inserindo nossa exitosa engenharia brasileira nos mercados externos ; lutar pelo resgate da indústria brasileira , em especial o setor naval ; acompanhamento crítico e propositivo quanto a aplicação da nova legislação do saneamento básico e também nas questões ambientais com foco no abastecimento alimentar e outras atividades exploratórias ; investir no apoio de ações e projetos que envolvam mobilidade em transportes urbanos , na revitalização e modernização de nossas cidades , em todo o seu desenvolvimento cultural , social e político .
Para tal , devemos nos empenhar ao máximo para amplificar o trabalho das Divisões Técnicas Especializadas ( DTEs ), a verdadeira alma do nosso Clube , que fará com que todas essas ações possam ser realizadas . (...) Que não nos falte energia para participar de todos os movimentos que haveremos de iniciar em prol da Engenharia , da Democracia e da Soberania . E que possamos , verdadeiramente , cerrar fileiras em apoio às ações da nossa diretoria , em prol da sustentabilidade da nossa instituição , e que possamos permanecer unidos sem nos perder em disputas vãs em torno das nossas causas .”
Com a palavra , as novas gerações
Comemorado no discurso de Sergio Neskier , um passo decisivo da atual gestão foi a criação da Secretaria de Apoio ao Estudante de Engenharia ( SAE ) com a perspectiva de concretizar o projeto de incluir novas gerações de engenheiros e engenheiras na dinâmica do Clube de Engenharia . Os frutos já são visíveis no Conselho Diretor , com a eleição no exercício anterior de cinco recém-graduados , sendo dois efetivos e três suplentes . Em 2020 , tomaram posse seis jovens como efetivos e dois como suplentes . A seguir , depoimentos da nova geração com assento no Conselho Diretor do Clube de Engenharia .
“ Passar a integrar o Conselho Diretor é uma experiência edificante . É a instituição mais antiga da engenharia na América Latina . Vamos trabalhar buscando sinergia com os mais experientes . Será gratificante , diferente na minha vida , e uma responsabilidade maior na carreira . Nossa entrada no conselho vai oxigenar o quadro social e combinar a experiência dos conselheiros mais antigos com os mais novos . Juntos vamos edificar a história do Clube , criar uma agenda positiva , reerguer os pilares da Engenharia , fator de desenvolvimento nacional . A engenharia cria milhares de empregos diretos e indiretos . Faremos debates , seminários , fomentando ainda mais os intercâmbios : só o conhecimento liberta .”
Francisco A . Costa é engenheiro eletricista . Atua há 19 anos no Sistema Elétrico de Potência ( SEP ); é membro do Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica ( GIGRÉ Brasil ) e ex-membro da SAE .
“ Foi inacreditável estar participando da primeira eleição online como um conselheiro titular . Fica claro que o Clube está focando na renovação e nós vamos levar isso a frente , sempre absorvendo esses 140 anos de história . Minhas expectativas estão justamente em levar o Clube para o mundo virtual , de forma que a sua influência , suas ações e lutas alcancem pessoas para além do Rio de Janeiro , chegando a todos os estados e ao mundo . Temos muito para agregar . É com o desenvolvimento dos processos de internet , esse avanço no campo virtual , que vamos aproximar cada vez mais os estudantes de universidades públicas e privadas ao Clube , auxiliando um mercado cada vez mais fechado e desafiador para o estudante de engenharia que precisa muito de estágios .”
José Ricardo Domingues é engenheiro civil com pós-graduação em Segurança do Trabalho . É diretor da Engeplans Engenharia e Projetos e conselheiro suplente do CREA-RJ - Câmara de Engenharia Civil . Foi conselheiro suplente no Clube de Engenharia e ex-representante da SAE .
“ Fico muito honrada em ter participado das eleições e ainda de ter sido a 9 ª mais votada para integrar o terço do Conselho Diretor . Fui apresentada ao Clube pelo José Stelberto , e desde então acompanho o Clube com propostas para melhorar a engenharia brasileira e com a preocupação sempre no coletivo . Não me imaginava participando tão cedo desse grupo tão renomado na Engenharia , mas prometo fazer o meu melhor . Foi um passo de extrema importância . Minha expectativa é grande e estou ansiosa para aprender muito com os veteranos do Clube e , também , de poder propor ideias para melhorias e para atrair mais estudantes e recém-formados . ”
Jéssica Nascimento é engenheira civil , mestranda em Engenharia Urbana / UFRJ . Trabalha na Secretaria Municipal de Habitação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro .
“ Individualmente é maravilhoso , para todos os jovens , um ambiente com muitos profissionais que podem aconselhar com seus vastos anos de experiência . Além disso , com membros mais jovens entrando , novas ideias podem ser ventiladas sobre como podemos caminhar para o fortalecimento da engenharia . A expectativa maior é fazer uma denúncia firme sobre o desmonte da engenharia , desde a destruição do setor de engenharia civil graças à operação Lava Jato , com seus métodos jurídicos enviesados , passando pela tentativa entreguista da nossa soberania através da venda de empresas públicas e do corte de verbas para educação e a pesquisa universitária . ”
Matheus Nery Schaefer é engenheiro civil / UFRJ , com ênfase em geotecnia . Atuou no LACI - COPPE / UFRJ e foi analista técnico do COBA , atuando na inspeção de barragens de rejeitos e fiscalizando Ensaios de Piezocone .
11