Jornal Ciências da Natureza Revista Ciências da Natureza | Page 29

O que leva ao uso?

Você conhece bem os anabolizantes? Saiba tudo sobre eles e se alguém próximo anda fazendo uso.

Geralmente quem faz uso desse tipo de material são pessoas que fazem musculação em excesso ou que buscam com urgência resultados. Em ambos os casos o vício é quase certo se não tratado de modo adequado, e com o acompanhamento certo.

Indivíduos que se excedem com os exercícios até ficarem esgotados, fazem o uso de anabolizantes para ganharem doses cavalares de energia. Assim podem continuar com sua rotina extremamente exaustiva de musculação diária, e muitas vezes sem nem mesmo grande tempo para descanso.

Como a musculação é uma rotina para essas pessoas é difícil utilizem apenas uma vez os esteroides. Podem um vício facilmente mesmo para aqueles que não costumam ter uma sessão intensa, mas diária.

Aqueles que sofrem opressão psicológica por causa da sua aparência física também são alvos fáceis para esse vício. Como buscam uma mudança na aparência, geralmente em pouco tempo com resultados rápidos e efetivos, fazem o uso de esteroides que dão a energia necessária para essa mudança brusca.

Muitos atletas também usam anabolizantes em busca de um melhor desempenho. Imagine algum corredor, por exemplo, ele é de uma região desfavorecida e precisa muito de dinheiro, ele irá correr para um olheiro. A pressão que sofre pode fazê-lo recorrer a motivos até mesmo desesperados para se sair bem nessa corrida, ai que entram os anabolizantes.

Logo o que era para ser algo de “apenas uma vez” vira um hábito, até que o atleta seja pego no exame antidoping e sua carreira inteira seja jogada fora. O uso frequente dessa substância diminui a quantidade gerada pelo próprio organismo, o que prejudica o atleta até mesmo depois de curado do vício.

Apesar de darem muita energia e disposição a curto prazo, os anabolizantes prejudicam extremamente até mesmo após o uso. Não deixe que alguém se perca nesse vício.

Tanto homens quanto mulheres são afetados por essa droga, mas as mulheres podem gerar características masculinas pois o que estão injetando são gônadas masculinas. Os efeitos podem ser atingidos igualmente e até mesmo superiormente por uma dieta adequada, que gera até mais energia do que os hormônios.

No salto em altura, por exemplo, os músculos dão impulso para o atleta, como um torque, o que o permite alcançar a barra. O problema é como conseguir essa musculatura. Se o que busca é energia, amido é o que precisa, mas musculatura é melhor desenvolvida pela fibra. Esteróides não dão resultados como a dieta.

Autores: Arthur A. Félix W. Gustavo K. e Thomas A.

Doping/Novembro 2016 29