Os Jogos Olímpicos foram de grande importância para a união de muitos países, trazendo paz entre os cinco continentes. É um evento globalizado de cunho esportivo existente há muitos anos. Teve início na Grécia em 776 a.C e foi proibido em 393 a.C em Atenas. Já foram realizados 28 jogos desde 1896 e conta com muitas cerimônias e simbologias, bem como a bandeira, a tocha e a pira olímpica.
Onde tudo começou
1896 – Atenas
Foi a primeira edição dos jogos olímpicos com apoio político do príncipe herdeiro da Grécia e dinheiro da iniciativa privada. Teve a participação de 13 países e os Estados Unidos tiveram destaque durante toda a competição. Não havia a participação de mulheres e nem atletas brasileiros. Em relação a premiações, o primeiro lugar ganhava uma medalha de prata e uma coroa de folhas de oliveira, e o segundo lugar ganhava um diploma e uma medalha de bronze.
1900 – Paris
Uma edição bem mais elaborada que comoveu Paris durante cinco meses. Houve muitas confusões entre atletas, juízes, entrega de medalhas, locais de competição, etc. Primeira edição que houve presença de atletas femininas e premiação com medalhas de ouro para o primeiro lugar.
1904 – Saint Louis
Houve menos países participando e poucos atletas. Primeira edição com presença de negros no pódio do atletismo, africanos na maratona e o uso de doping. Doping é a ingestão excessiva de hormônios masculinos, como por exemplo a testosterona, para aumentar massa muscular e melhorar o desempenho físico durante as provas. Primeiro doping foi na maratona com o atleta Thomas Hicks, que confessou ter usufruído de injeções de estricnina e goles de conhaque para terminar a prova.