Jorge Conde - Bases Programáticas da Candidatura a Presidente do IPC 1 | Page 28

levem a que o nome IPC deixe de ser usado para definir o “ Penedo ” e o trabalho desenvolvido à volta da equipa presidencial e dos seus serviços diretos .
5.1.2 Estrutura organizacional e tomada de decisão Com uma distribuição clara de tarefas , iremos responsabilizar cada membro da equipa da presidência . Esta é também uma forma de nos comprometermos com a avaliação do desempenho individual de cada um de nós . Autonomia de ação com base numa efetiva delegação de poderes , que colocará cada membro perante a exigência de responder à comunidade na relação proporcional dessa autonomia , não significando de forma alguma a desresponsabilização do presidente que será sempre o responsável último pela governação .
A estrutura organizacional ainda que muito limitada pelo espartilho dos estatutos , deverá adquirir uma nova dinâmica , que permita incentivar a cultura de diálogo e motivação , fomentando uma maior aproximação às presidências das unidades orgânicas , garantindo mais informação e tomadas de decisão mais consensuais e mais assertivas . Outro dos caminhos a percorrer é o de fazer descer ao terreno ( com a colaboração das presidências das unidades orgânicas ) os membros da equipa da presidência , informalizando a relação , de forma a aproximá-los das pessoas que fazem no terreno o Politécnico de Coimbra .
Outro dos caminhos é a presença de membros da equipa da presidência , nas empresas , nas autarquias , nas escolas , na “ sociedade civil ” de forma a uma clara ligação à comunidade envolvente , que não passe apenas e só por protocolos que muitas vezes , não passam do dia da assinatura .
A estrutura organizacional deve apostar num trabalho conjunto , diário entre os que na presidência e nas unidades orgânicas têm os mesmos dossiers a seu cargo . Mais diálogo com os Conselhos Técnico-Científicos , com os Conselhos Pedagógicos e com os professores de per si , nomeadamente juntando à mesma mesa todos os professores de cada área científica , discutindo ensino e investigação . É indispensável alargar a base do conhecimento pessoal , para poder incentivar parcerias profissionais e rentabilizar o trabalho de todos e de cada um . Temos de aumentar o sentimento de pertença , criar relevância para os diferentes patamares de decisão , de modo a que todos queiram ser parte na definição de estratégias participadas e discutidas por todo o corpo docente .
28