A LATAM TORNOU-SE A PRIMEIRA COMPANHIA AÉREA NO BRASIL A ATENDER CLIENTES EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ( LIBRAS ) POR MEIO DA CENTRAL DE INTÉRPRETES DE LIBRAS .
OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA
Experience e Produtos , Cargas , Recursos Humanos , Jurídico , Compliance , TI e Flight Standard . Além disso , outras empresas colaboradoras do ecossistema também visitam a LATAM para compartilhar as melhores práticas de inovação .
Em 2022 , por exemplo , a LATAM tornou-se a primeira companhia aérea no Brasil a atender clientes em Língua Brasileira de Sinais ( Libras ) por meio da Central de Intérpretes de Libras . A inovação foi desenvolvida pelo LATAM Labs e pensada para ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva no atendimento em latam . com , no Contact Center e em todos os 55 aeroportos servidos por voos da LATAM no Brasil . No mesmo ano , o Inovabra ( hub de inovação do Bradesco ) reconheceu o trabalho desenvolvido pelo LATAM Labs para testar novas ideias disruptivas que surgem dentro e fora da empresa .
Inovação desde 2020
Desde novembro de 2020 , o LATAM Labs é o núcleo de inovação permanente ( open innovation ) do grupo LATAM para testar novas ideias disruptivas que surgem dentro e fora da empresa . O núcleo testa ideias dos seus próprios funcionários e de ecossistemas externos ( universidades , empreendedores , startups e hubs de conhecimento ) em ambientes reais da operação da companhia . Atualmente , o LATAM Labs conta com 8 parceiros externos . Entre as ideias já testadas pelo núcleo e implementadas na companhia , destaque para projeto com validação de documento com inteligência artificial , aplicação de redes neurais e de deep learning na experiência do cliente durante a sua jornada e desenvolvimento de inteligência artificial autônoma .
Por meio do LATAM Labs , estão em interação com o ecossistema de inovação diversas áreas da LATAM , incluindo Aeroportos , Customer Care , Customer
A LATAM TORNOU-SE A PRIMEIRA COMPANHIA AÉREA NO BRASIL A ATENDER CLIENTES EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ( LIBRAS ) POR MEIO DA CENTRAL DE INTÉRPRETES DE LIBRAS .
Destaque no principal evento de manutenção aeronáutica da América Latina
A LATAM foi um dos destaques do MRO Latin America 2023 , o mais importante evento de manutenção aeronáutica da América Latina realizado em Buenos Aires ( Argentina ) no início de 2023 . A companhia foi convidada para apresentar aos participantes do MRO Latin America os detalhes do uso de drones na inspeção de suas aeronaves .
A apresentação coube a Everton Amieiro , coordenador de Suporte Operacional da LATAM Brasil , que contou ao público presente como o uso pioneiro de drone tornou o processo de inspeção externa das aeronaves da empresa no País até 12 vezes mais rápido do que a inspeção tradicional . Em 2022 a tecnologia começou a ser exportada para a operação da LATAM no Chile .
Todo o processo de inspeção externa por drone da LATAM é realizado em seus aviões da família Airbus A320 que passam por manutenção pesada , onde são coletadas entre 1.600 e 2 mil fotos detalhadas de toda a fuselagem , asas e empenagem , usando inteligência artificial para identificar possíveis danos e reparos necessários . O método de inspeção é 100 % autônomo e gera ainda mais eficiência e qualidade em comparação com o processo manual .
Outra vantagem está relacionada à economia de recursos . Isso porque , ao manter os registros em nuvem e atualizados em tempo real , os custos com impressões de papéis foram eliminados . O uso do drone também aumenta a confiabilidade nos processos em função da padronização da inspeção . A tecnologia é resultado da parceria da LATAM com a Donecle , empresa francesa desenvolvedora do equipamento . p
74 INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA www . intelligentcio . com / latam-pt