Intelligent CIO LATAM Edição 23 | Page 75

P po T cnológico

2023 É O ANO PARA TRANSMITIR E PENSAR GRANDE

O tempo real é ideal para que as equipes de dados adotem uma perspectiva nativa de streaming para a arquitetura analítica , diz Julia Brouillette , tecnóloga sênior da Imply

Em 2022 , começamos a ver o streaming de dados finalmente recebendo o reconhecimento que merece . O que antes era considerado um elemento de nicho da engenharia de dados agora se tornou o status quo . Todos os principais provedores de nuvem ( Google Cloud Platform , Microsoft Azure e AWS ) lançaram seu próprio serviço de streaming e mais de 80 % das empresas da Fortune 100 adotaram o Apache Kafka .

Liderando essa mudança está a crescente necessidade de confiabilidade , entrega rápida e a capacidade de oferecer suporte a uma ampla variedade de aplicativos externos e internos em escala . Isso continua a ser exemplificado pelo crescente número de casos de uso que dependem de atualizações em subsegundos , o que aumenta a aposta para o processamento e disseminação de dados em tempo real . Dito isso , não há dúvida de que a tecnologia de streaming terá um crescimento contínuo em 2023 .
O que antes era considerado um elemento de nicho da engenharia de dados agora se tornou o status quo .
À medida que o streaming se aproxima da onipresença , há outra mudança ocorrendo , especificamente na maneira como as empresas usam os dados . Os eventos estão sendo analisados à medida que são criados para coletar insights em tempo real . Com as ferramentas certas , as empresas podem comparar instantaneamente o que está acontecendo agora com o que aconteceu anteriormente , tomar decisões urgentes em um instante e triar problemas à medida que ocorrem .
Com o aumento dos fluxos de dados , surge um novo conjunto de requisitos e casos de uso para análise
www . intelligentcio . com / latam-pt INTELLIGENTCIO AMÉRICA LATINA 75