qui na piedade, um dos grupos da integrada foi escalado para fazer um biodigestor, que é um mecanismo que usa matéria orgânica para produzir biogás. Mas antes de explicar o que é um biogestor e como funciona, falaremos de um processo que dá nome ao mecanismo, a biodigestão.
Na ausência de oxigênio, toda matéria orgânica é passiva de biodigestão ou decomposição anaeróbia.
A biodigestão é um tipo de “reciclagem natural”: as moléculas maiores são quebradas até se tornarem moléculas menores, se apresentando então como fase sólida e líquida. Esse processo é realizado por bactérias anaeróbias (que sobrevivem na ausência de oxigênio) que, nas condições ideias de temperatura, pressão e umidade se proliferam e realizam os processos de decomposição da matéria orgânica.
Na fase gasosa, tem-se o biogás, composto por gás metano e gás carbônico basicamente. A concentração do gás depende da qualidade e quantidade de substrato (biomassa) que foi decomposto. O biogás é uma forma renovável e sustentável que pode substituir o gás natural e o gás liquefeito de Petróleo (GLP),
que são de origem mineral e não renováveis. Pode ser empregado na produção de energia elétrica ou como combustível, já que a queima de 1m³ de biogás equivale, em níveis energéticos, à queima de 2,8kg de lenha; 0,6 litro de gasolina; 1,5m³ de gás de cozinha e 1,43KWh de energia elétrica.
Na fase líquida, tem-se o biofertilizante de ótima qualidade e rico em minerais, adquirindo um bom uso na agricultura.
O biodigestor em si é um mecanismo relativamente simples, consiste em um armazenador de matéria orgânica que alimentará o biodigestor, o fermentador que acelerará o processo de decomposição do substrato por estar completamente vedado e um depósito de biogás e outro de biofertilizante que serão produzidos.
A
22
Biodigestor