Integrados 1 | Page 21

Os resíduos da área da saúde são altamente infectantes, por conterem seringas, órgãos, peles, sangue e muitos objetos perfurocortantes utilizados em procedimentos cirúrgicos que, se entrarem em contato com catadores podem cortá-los, infectá-los e causar muitos transtornos e até mesmo a morte.

a terça-feira (24/10/2017), as estudantes do Instituto Nossa Senhora da Piedade, Maria Clara Gusmão e Alice Nunes do 1º ano A, realizaram uma breve pesquisa de campo no Hospital de Ilhéus. Tal pesquisa foi feita em forma de entrevista, entretanto, não houve gravação da mesma; no local haviam avisos sobre a não autorização de fotos e registros.

A entrevistada, funcionária responsável pela administração do hospital, informou que a separação dos resíduos hospitalares e resíduos comuns se dá somente através da diferenciação nas cores das sacolas utilizadas: brancas para os resíduos hospitalares e a preta para os resíduos comuns; e que não há estimativa da quantidade de resíduo produzida e descartada. Além disso, os resíduos hospitalares são recolhidos por uma empresa de tratamento de resíduos, enquanto o resíduo comum é recolhido pela coleta da própria cidade; o que de nada adianta, já que, no final das contas, a destinação de ambos é a mesma: o lixão de Itariri.

21

Lixo hospitalar

O destino do lixo hospitalar em Ilhéus

N