23
Biodigestor
Vantagens e desvantagens do biogás:
A principal vantagem do biodigestor é a diminuição de resíduos orgânicos na natureza (geralmente em lixões) que serão reaproveitados, ao invés de simplesmente poluir o meio ambiente, como geralmente fazem (devido ao fim inadequado que o ser humano dá). Além dos benefícios econômicos: o biogás pode substituir o botijão de gás e pode gerar energia elétrica, trazendo economias aos que utilizam dele.
A utilização do gás metano, um dos principais agravantes do efeito estuda artificial, reduz sua quantidade na atmosfera.
De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o potencial energético do biogás poderá chegar em 500 megawatts daqui a 20 anos, o suficiente para abastecer uma população de 3,2 milhões de pessoas.
Desvantagens:
o biogás, mesmo que em menor proporção, polui a atmosfera devido à alta concentração de gás metano, que às vezes escapa. Em aterros, apenas 75% desse gás é utilizado, o resto escapa para a atmosfera.
No Brasil, a Lei nº 12.305 de 2010 juntamente com o decreto 7404 de 2010, estimulam a implantação de biodigestores e a implementação de projetos de biodigestão de resíduos sólidos orgânicos urbanos.
Biodigestores no mundo:
•O uso do biogás em Santiago, Chile, diminui a dependência do gás natural Argentino;
•O biogás é usado em uma rede de táxis na China;
•Gera economia e saneamento básico para famílias no Quênia, África, através do tratamento de resíduos domésticos com os biodigestores;
• A usina de Könnern, na Alemanha é muito famosa pelos seus 16 grandes biodigestores que transformam 120 mil toneladas/ano de rejeitos e, para cada tonelada gera-se 125m³ de biogás.