Inquérito nº 4325/DF Inq 4325_denuncia e cota-alterado | Page 29

PGR
Inquérito n. 4.325 / DF
papel mais relevante na organização no período de 2002 ao início de 2016, em razão da concentração de poderes no Chefe do Poder Executivo Federal especialmente no que tange às nomeações dos cargos públicos mais relevantes, que, conforme se verá, foi o instrumento principal para prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por parte da organização criminosa.
Nesse sentido, LULA, de 2002 até maio de 2016, foi uma importante liderança, seja por que foi um dos responsáveis pela constituição da organização e pelo desenho do sistema de arrecadação de propina, seja por que, na qualidade de Presidente da República por 8 anos, atuou diretamente na negociação espúria em torno da nomeação de cargos públicos com o fito de obter, de forma indevida, o apoio político necessário junto ao PP e ao PMDB para que seus interesses e do seu grupo político fossem acolhidos no âmbito do Congresso Nacional. Acrescente, ainda, que, mesmo após a sua saída da Presidência da República, LULA continuou a exercer liderança do núcleo político da organização até maio de 2016, em razão da forte influência que exercia sobre a então Presidente DILMA. Contudo, com a reformulação do núcleo político da organização criminosa, a partir de maio de 2016, os integrantes do PMDB da Câmara passaram a ocupar esse papel de destaque dentro da organização.
Com relação aos integrantes do núcleo político dessa organização criminosa que pertencem a outras agremiações, suas condutas estão sendo tratadas no bojo de outros Inquéritos e já resultaram no oferecimento de denúncia contra membros do PP.
8 de 209
Documento assinado via Token digitalmente por RODRIGO JANOT MONTEIRO DE BARROS, em 05 / 09 / 2017 19:32. Para verificar a assinatura acesse http:// www. transparencia. mpf. mp. br / validacaodocumento. Chave 38CD2210.989E79C2. D37DBCA2.88AD21F4