33
NATUREZA
Factores que afectam a compostagem
Ar - O revolvimento da pilha de compostagem é imprescindível, para que a matéria orgânica seja decomposta. Uma das formas de arejar é remexer os materiais com uma forqueta de arejamento ou com um ancinho; remexer a pilha é também importante para a compostagem, uma vez que promove a mistura dos diferentes materiais.
É difícil definir com exactidão a calendarização da periodicidade com que a matéria orgânica deve ser
remexida, na medida em que depende de inúmeros factores, como sejam a dimensão do conjunto e tipo e quantidade de materiais adicionados; no entanto, aconselha-se o revolvimento 2 a 3 vezes por semana em dias alternados. Ao arejar, os cheiros serão eliminados e o processo de decomposição será acelerado.
Humidade - Os microrganismos que decompõem a matéria orgânica necessitam de humidade (nem em falta, nem em excesso) para se movimentarem e decompor os materiais. Uma forma simples de a testar é retirar um pouco dos materiais presentes e apertá-los na mão; se a humidade for a ideal devem escorrer por entre os dedos algumas partículas de água.
Se o conjunto a decompor se tornar muito seco, a actividade será
reduzida e poderá até parar. Neste caso dever-se-á adicionar água, com o auxílio de um regador, à medida que se vai revolvendo os materiais de modo a assegurar a distribuição homogénea da água. Se, pelo contrário, se tornar demasiado húmida, poderá desenvolver mau cheiro (ovos podres), sendo necessário arejar regularmente para que se verifique evaporação ou juntar mais resíduos secos, que irão absorver a água em excesso.
Nº 13 - Abril 2018