Inominável Inominável #13 | Page 34

34

Temperatura - A temperatura existente na compostagem é o resultado do trabalho dos micro-organismos. São desejáveis temperaturas de 55 ºC. Com valores muito elevados a temperatura passa a ter um efeito inverso sobre os micro-organismos, retardando ou até mesmo eliminando a actividade microbiana. No entanto, se não se atingirem valores próximos do referenciado não haverá problema, pois o trabalho dos micro-organismos também se processa em ambiente mais fresco.

Em termos de localização tudo depende, como referido inicialmente, de existir ou não muito espaço disponível. O ideal será colocar esta “estrutura produtiva” num local de fácil acesso, mas simultaneamente devidamente resguardada (nem muito sol nem muita chuva, nem muito frio nem muito calor, o que pode indicar ou sugerir debaixo de uma árvore) e assente directamente no solo, para facilitar a drenagem e possibilitar a passagem de microorganismos para a compostagem.

Com mais ou menos atenção, que muitas vezes varia em função das nossas disponibilidades, no máximo 6 meses depois podemos obter o primeiro composto. Depois de o separar do resto do material que ainda não atingiu a compostagem perfeita inicia-se a fase seguinte, designada de maturação ou repouso. Finalmente, estará pronto para ser utilizado na horta, no jardim, em vasos ou simplesmente à volta de árvores.

Afinal não é assim nada tão complicado como pensava, pois não?! 