32
Inominável
Na seguinte tabela enumeram-se os resíduos que podem/devem ser compostados, bem como os materiais que não deverão entrar no processo de compostagem.
Procedimento para realizar a compostagem:
• O fundo do compostor deve ser preenchido com ramos mais grossos, para promover o arejamento e impedir a compactação. Os restantes resíduos devem ser colocados antes de começarem a exalar odores, isto é, a cada dois dias. Depois deverão ser adicionados resíduos de jardim que não incluam terra. Os resíduos do jardim devem ser cortados em fragmentos que não excedam 7/8 cm em tamanho, de modo a não ocuparem muito espaço e facilitarem o mais possível a compostagem.
• Os resíduos de cozinha e resíduos de jardim devem ser adicionados em idênticas proporções. No entanto, no Verão a quantidade de resíduos de jardim deverá ser maior do que a dos resíduos de cozinha, e no Inverno deverá ser o oposto. Os resíduos devem ser bem misturados.
• De vez em quando poder-se-á espalhar no composto ossos triturados ou cal em pó. Uma colher cheia de cada, uma vez por mês, é suficiente.
•. Regue cada camada de forma a manter um teor de humidade adequado.
•. Repita este processo até obter cerca de 1 m de altura ou encher o contentor. As camadas podem ser adicionadas todas de uma vez ou à medida que os materiais vão ficando disponíveis.
• A última camada a adicionar deve ser sempre rica em feno, palha, aparas, folhas ou erva seca, para diminuir os problemas de odores e a proliferação de insectos e outros animais indesejáveis.