Informativo AACO/MG 3ª Edição | Page 6

AACO e SINCONDIV deixam conselho curador do Hospital São João de Deus
6

AACO promove Curso de Direito para Jornalistas

A Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas reuniu profissionais da comunicação de Divinópolis e região para o primeiro módulo do curso Noções de Direito para Jornalistas , realizado no auditório da Una .
O objetivo foi capacitar os profissionais da imprensa em temas jurídicos , apresentando os principais conceitos e noções da área , visto que já faz parte do cotidiano dos telejornais , revistas , jornais , rádios e sites tratarem de temas relacionados .
Esse primeiro módulo foi ministrado pelo advogado Dr . Caio Martins , membro da Comissão de Direito Penal da AACO .
Os temas abordados foram : Estado e poder ( divisão dos poderes , organização do estado , sistema jurídico brasileiro ). Poder judiciário ( ação popular , ação civil pública , habeas corpus ,
A convite do Tribunal de Justiça de Minas Gerais , a AACO esteve na inauguração da nova sede do Fórum de Divinópolis .
O presidente da AACO , Dr . Sérgio Martins , recebeu o convite encaminhado pelo Presidente do Tribunal de Justiça , Desembargador Herbert José Almeida Carneiro , e foi conferir a solenidade em nome de todos os associados .
Também acompanharam a solenidade os associados Dr Francis Vanine , Dr Nilton Albuquerque , Dr Howdery Pichitelle , Dr Expedito Lucas e Dra Irae Oliveira .
A solenidade de inauguração reuniu autoridades e magistrados , que ressaltaram a importância das novas instalações para a comarca . O novo fórum integra o Plano de Aceleração de Obras do TJMG , que vai intensificar , até 2024 , a construção e a reforma de prédios mandado de segurança , mandado de injunção ). Direito penal ( prisões cautelares , flagrante , temporária , preventiva ) e Recursos .
O próximo módulo deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2017 .
Jornalistas participantes do I Curso de Noções de Direito da AACO para profissionais da imprensa

Nova sala de apoio aos advogados será inaugurada A

AACO esteve na Delegacia de Polícia de Carmo do Cajuru , representada pelo Dr Felipe Laranjo acompanhado dos advogados membro da Comissão de Penal Dr Caio Martins , Dr Geovane Guimarães e Dr Sérgio Martins .
A vista teve como objetivo apresentar o projeto da instalação da Sala de apoio aos Advogados na delegacia de Polícia de Carmo Cajuru , em parceria com empresários da cidade . A comissão foi recebida pelo
Delegado Dr Weslley Amaral de Castro e sua equipe . Na foto : Dr Geovane Guimarães ( presidente da Comissão de Segurança Pública da AACO ), Dr Sérgio Martins ( presidente da AACO ), Dr Wesley ( Delegado da Policia Civil de Carmo do Cajuru ), Dr Caio Martins ( Membro da comissão de Direito Penal ) e Dr Felipe Laranjo ( Presidente da Comissão de Direito e Processo Penal da AACO e membro da Comissão Estadual de Assuntos Carcerário da OAB ).
AACO e SINCONDIV deixam conselho curador do Hospital São João de Deus

Através de entrevista coletiva a AACO e o Sincondiv tornaram pública a saída do Conselho curador do HSJD .

O presidente da AACO , Dr . Sérgio Martins e o presidente do Sincondiv , Dr . Sérgio Bebiano apresentaram todo o processo de composição do conselho até a exclusão injustificada das entidades , inclusive com ofício pedindo esclarecimento ao Ministério Público e ao presidente do Conselho Curador .
Uma das suspeitas das entidades

Inaugurado novo Fórum em Divinópolis

para terem sido excluídas é o embate de ideias . A AACO e o Sincondiv teriam feitos questionamentos referentes às questões financeiras para identificar a causa da dívida do hospital e , assim , adotar medidas para estancar a crise .
Em resposta , o MP deixou claro que a exclusão não era de competência do órgão , mas sim do Conselho Curador . Já o presidente do Conselho , Irmão Augusto simplesmente informou que foi o MP quem aconselhou a exlusão das duas entidades .
do Judiciário . Após três anos de obras e com o custo de R $ 50,3 milhões , o prédio tem estrutura moderna e vai garantir mais comodidade para o trabalho de magistrados e servidores e para o atendimento ao cidadão .
A AACO e o Sincondiv deixam claro que intensão é esclarecer o ocorrido , pois o bom funcionamento do hospital é de interesse público .