Informativo AACO/MG 3ª Edição | Page 6

AACO e SINCONDIV deixam conselho curador do Hospital São João de Deus
6

AACO promove Curso de Direito para Jornalistas

A Associação dos Advogados do Centro-Oeste de Minas reuniu profissionais da comunicação de Divinópolis e região para o primeiro módulo do curso Noções de Direito para Jornalistas, realizado no auditório da Una.
O objetivo foi capacitar os profissionais da imprensa em temas jurídicos, apresentando os principais conceitos e noções da área, visto que já faz parte do cotidiano dos telejornais, revistas, jornais, rádios e sites tratarem de temas relacionados.
Esse primeiro módulo foi ministrado pelo advogado Dr. Caio Martins, membro da Comissão de Direito Penal da AACO.
Os temas abordados foram: Estado e poder( divisão dos poderes, organização do estado, sistema jurídico brasileiro). Poder judiciário( ação popular, ação civil pública, habeas corpus,
A convite do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a AACO esteve na inauguração da nova sede do Fórum de Divinópolis.
O presidente da AACO, Dr. Sérgio Martins, recebeu o convite encaminhado pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Herbert José Almeida Carneiro, e foi conferir a solenidade em nome de todos os associados.
Também acompanharam a solenidade os associados Dr Francis Vanine, Dr Nilton Albuquerque, Dr Howdery Pichitelle, Dr Expedito Lucas e Dra Irae Oliveira.
A solenidade de inauguração reuniu autoridades e magistrados, que ressaltaram a importância das novas instalações para a comarca. O novo fórum integra o Plano de Aceleração de Obras do TJMG, que vai intensificar, até 2024, a construção e a reforma de prédios mandado de segurança, mandado de injunção). Direito penal( prisões cautelares, flagrante, temporária, preventiva) e Recursos.
O próximo módulo deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2017.
Jornalistas participantes do I Curso de Noções de Direito da AACO para profissionais da imprensa

Nova sala de apoio aos advogados será inaugurada A

AACO esteve na Delegacia de Polícia de Carmo do Cajuru, representada pelo Dr Felipe Laranjo acompanhado dos advogados membro da Comissão de Penal Dr Caio Martins, Dr Geovane Guimarães e Dr Sérgio Martins.
A vista teve como objetivo apresentar o projeto da instalação da Sala de apoio aos Advogados na delegacia de Polícia de Carmo Cajuru, em parceria com empresários da cidade. A comissão foi recebida pelo
Delegado Dr Weslley Amaral de Castro e sua equipe. Na foto: Dr Geovane Guimarães( presidente da Comissão de Segurança Pública da AACO), Dr Sérgio Martins( presidente da AACO), Dr Wesley( Delegado da Policia Civil de Carmo do Cajuru), Dr Caio Martins( Membro da comissão de Direito Penal) e Dr Felipe Laranjo( Presidente da Comissão de Direito e Processo Penal da AACO e membro da Comissão Estadual de Assuntos Carcerário da OAB).
AACO e SINCONDIV deixam conselho curador do Hospital São João de Deus

Através de entrevista coletiva a AACO e o Sincondiv tornaram pública a saída do Conselho curador do HSJD.

O presidente da AACO, Dr. Sérgio Martins e o presidente do Sincondiv, Dr. Sérgio Bebiano apresentaram todo o processo de composição do conselho até a exclusão injustificada das entidades, inclusive com ofício pedindo esclarecimento ao Ministério Público e ao presidente do Conselho Curador.
Uma das suspeitas das entidades

Inaugurado novo Fórum em Divinópolis

para terem sido excluídas é o embate de ideias. A AACO e o Sincondiv teriam feitos questionamentos referentes às questões financeiras para identificar a causa da dívida do hospital e, assim, adotar medidas para estancar a crise.
Em resposta, o MP deixou claro que a exclusão não era de competência do órgão, mas sim do Conselho Curador. Já o presidente do Conselho, Irmão Augusto simplesmente informou que foi o MP quem aconselhou a exlusão das duas entidades.
do Judiciário. Após três anos de obras e com o custo de R $ 50,3 milhões, o prédio tem estrutura moderna e vai garantir mais comodidade para o trabalho de magistrados e servidores e para o atendimento ao cidadão.
A AACO e o Sincondiv deixam claro que intensão é esclarecer o ocorrido, pois o bom funcionamento do hospital é de interesse público.