Desperdício de produção – um custo ambiental oculto
O uso de recicláveis e biodegradáveis tem tido muito destaque no mercado de impressão , porém um desafio ainda maior tem sido ignorado : o desperdício de produção .
A reimpressão é a maior culpada no desperdício de produção . Quando erros de impressão geram reimpressões em qualquer estágio do processo , os substratos , as tintas , a energia , a mão de obra e demais custos envolvidos são todos desperdiçados . Por exemplo , erros de pré-impressão , revisões ou idiomas incorretos , ou , ainda , chapas ou cilindros com defeito podem resultar na reimpressão de trabalhos inteiros . Um processo ineficiente de preparação final é outro fator de desperdício . Quanto mais tentativas e ajustes forem necessários para conseguir o registro , a pressão e as cores corretas , mais substratos , tintas e tempo serão desperdiçados .
Além disso , quando os defeitos de impressão não são detectados antecipadamente , pode haver um desperdício significativo no tempo de produção . Além do descarte das embalagens , há o desperdício de energia e , algumas vezes , o próprio produto tem que ser descartado .
Como é possível reduzir o desperdício e , ao mesmo tempo , atender aos padrões de qualidade do mercado ?
A inspeção de impressão automatizada faz uma grande diferença para os convertedores comprometidos com uma produção mais sustentável . As Soluções de Inspeção 100 % Turbo HD da AVT , por exemplo , possuem um módulo de verificação de qualidade que ajuda os convertedores a evitar o desperdício com reimpressões desnecessárias , uma vez que compara o trabalho de impressão atual com o PDF digital correspondente , garantindo que os problemas de qualidade de imagem e conteúdo sejam identificados antes mesmo da primeira impressão .
Usando algoritmos sofisticados , o sistema monitora automaticamente a correspondência e a consistência das cores e confere parâmetros gráficos essenciais , como registro cor a cor e qualidade de impressão . O sistema classifica , ainda , possíveis defeitos de impressão e sugere ações corretivas no processo antes mesmo da impressão . Isso reduz o desperdício de substratos , economizando materiais baseados em filme plástico ( como PP , PE , PET e BOPP ) e laminados no caso de aplicações de embalagens flexíveis ; economizando revestimento , papel base e hot stamp no caso de impressão de etiquetas autoadesivas . Isso também minimiza o desperdício de tintas ou solventes e poupa energia ao melhorar a eficiência das máquinas , o que , por sua vez , reduz a necessidade de condicionamento de ar .
Outro processo de impressão que apresenta benefícios de sustentabilidade para convertedores de embalagens e etiquetas é o " processo de sete cores ou gama estendida ". Ao contrário dos processos de impressão tradicionais , que podem usar centenas ou milhares de tintas diferentes e , portanto , gerar grandes quantidades de sobra de tinta , o processo de gama expandida evita o desperdício ao usar apenas 5 , 6 ou 7 cores .
Mas os benefícios da sustentabilidade não podem afetar a qualidade nem a precisão das cores . A inspeção de impressão automatizada , em conjunto com a medição espectral de cores inline , é essencial para controlar melhor o processo , uma vez que monitora e mede as cores inline a fim de garantir a qualidade da cor e evitar o desperdício durante a preparação final e o tempo de produção .
O futuro é agora ... Prepare-se !
A exigência dos consumidores – e consequentemente dos donos de marca – por sustentabilidade é uma demanda crescente que impacta fortemente o mercado de embalagens e , portanto , os convertedores precisam se adaptar às novas demandas para permanecerem competitivos . Felizmente , existem ferramentas para facilitar esse processo . Com as soluções de inspeção de impressão automatizadas de última geração , os convertedores podem reduzir significativamente seu desperdício de produção e economizar dinheiro , além de aumentar e aprimorar sua contribuição com a sustentabilidade .
Sistema de embalagens para banda larga
Sistema para etiquetas e embalagens banda estreita
Inforflexo · Set / Out de 2021 53