Inforflexo 174 | Page 52

Artigo Técnico

O custo oculto que os convertedores de embalagens e etiquetas não podem ignorar

Por Guy Yogev
Guy Yogev tem 30 anos de experiência em préimpressão , impressão , embalagem e cor , tendo dedicado 22 anos ao desenvolvimento e lançamento das plataformas de Inspeção AVT de última geração , Soluções de Cor e de Fluxo de Trabalho , atendendo tanto as necessidades dos clientes quanto as tendências de mercado .
Click here to english version
Guy atua como Diretor Sênior de Marketing de Produto para a Linha de Produtos AVT na Esko .
Sistema AVT de inspeção e impressão automatizada para etiquetas e embalagens banda estreita .
A palavra " sustentabilidade " tem estado em evidência nos últimos anos . Ativistas como Greta Thunberg e movimentos como Extinction Rebellion têm ajudado a ampliar a conscientização das pessoas e a manter esse tema nos trending topics . Mesmo antes da fama desses ativistas , a preocupação com a sustentabilidade já vinha aumentando .
Uma pesquisa da Innova Market Insights de 2019 constatou que 85 % dos consumidores dos Estados Unidos e do Reino Unido esperavam que as empresas investissem em sustentabilidade naquele ano , contra 64 % em 2018 . Segundo o estudo , a preocupação dos consumidores com a sustentabilidade ambiental superou até mesmo as preocupações éticas e sociais ao escolher uma marca .
O mercado de impressão e conversão não é exceção . Pode-se dizer que 2019 foi " o ano da virada da sustentabilidade para embalagens ", pois marcas e fabricantes se comprometeram com o desenvolvimento sustentável de produtos e embalagens a partir de diversas iniciativas , sem deixar de lado a proteção e durabilidade dos alimentos . Isso inclui a redução de desperdícios
por meio de matéria-prima reciclada e reciclagem pósconsumo , além de maior biodegradabilidade e novas tecnologias , como monofilmes e tintas inovadoras .
Quando se trata de embalagens flexíveis , em especial no setor de alimentos , os fabricantes têm procurado alternativas mais ecologicamente corretas do que os filmes de multicamadas ou , pelo menos , uma redução no número de estruturas e camadas de laminação .
Em paralelo , o mercado de impressão se tornou mais competitivo e os padrões dos consumidores aumentaram . Os donos de marca , por sua vez , têm buscado qualidade e repetitividade em seu portfólio de SKUs – um desafio que requer uma abordagem abrangente às práticas de garantia da qualidade .
À medida que os consumidores exigem das marcas sustentabilidade e qualidade superior , os donos de marca exigem o mesmo de seus fornecedores . Não há mais escolha : para ter sucesso , os convertedores precisam mostrar o desempenho ambiental que as marcas esperam e cumprir requisitos cada vez mais rígidos de qualidade , custos e prazo de entrega .
52
Set / Out de 2021 · Inforflexo