Inforflexo 174 | Page 51

Na sequência podemos dizer que o próximo salto foi a transformação de uma chapa digital tradicional ( com ponto de topo arredondado ) para uma chapa de ponto plano ( Flat top dots ) para corrugado em 2011 ( Cyrel ® Digicorr ). As chapas digitais tradicionais tinham como inibidor de polimerização o oxigênio , então a primeira versão da formação de um ponto plano se deu via uma câmera fechada com nitrogênio .
O resultado é um ponto sendo formado com a cabeça plana em lugar do “ ponto agulha ” aumentando a robustez do ponto e reduziu o efeito marca de costela ( marca das ondas do papelão ondulado ). Posteriormente , buscando ainda mais produtividade , o mercado desejava que este ponto plano pudesse ser obtido de forma mais eficiente . Foi então que a DuPont criou o processo de ponto plano incorporado na chapa ( Chapas Cyrel ® EASY ) que eliminou qualquer processo adicional para produção do ponto plano . Para o mercado de corrugado , essa solução veio por meio da chapa Cyrel ® EPC .
Deste então , o mercado de corrugado que já era gigantesco e com inúmeras oportunidades , se viu diante de uma nova realidade : o uso de chapas de cartão corrugado mais finas , e / ou recicladas , uma característica que interfere diretamente na qualidade da impressão deste substrato , pois exige uma chapa de baixa dureza , que melhore a ancoragem da tinta ( base d ’ água ) entregando uma excelente cobertura nas áreas sólidas , mas sem causar o efeito crushing ( esmagamento da onda do corrugado ) resultante de excesso de impressão .
Tanto na gravação digital como na gravação analógica ( com fotolito ) o mercado dispõe no caso da DuPont , das versões Cyrel ® DLC e ALC respectivamente , ambas desenvolvidas com uma formulação especial de polímero especialmente focadas para as necessidades deste mercado .
Mais recentemente , como o mercado de corrugado aumentou muito a sua qualidade de impressão criando o processo de Pre-Print ( acoplamento da impressão feito previamente no papel ) notou-se a necessidade de desenvolver uma chapa dedicada a esta aplicação . No caso da DuPont , a Cyrel ® ESM veio responder a esta demanda . Sendo uma chapa de ponto plano digital da linha EASY , processada no solvente e com uma dureza intermediária entre a usada nos filmes plásticos e a do corrugado , ela atende especificamente o mercado que imprime sobre o papel , entregando alta lineatura e performance para as
exigências de uma impressão de alta qualidade .
Podemos dizer que a evolução do mercado de corrugado está diretamente ligada aos avanços que a impressão das embalagens de papelão proporcionou . Toda essa evolução desde o desenvolvimento tecnológico das diferentes chapas , diferentes dureza e estruturas de pontos para cada tipo de aplicação ou exigência do mercado , permitiram que hoje o papelão ondulado deixasse de ser apenas uma embalagem transporte para também ser um display que atrai o consumidor para comprar o produto devido ao nível da qualidade da imagem reproduzida .
Ainda que o fotopolímero ocupe um papel fundamental e crítico no processo de impressão flexográfica , todo o conjunto ( Clichê , Anilox , Máquina Impressora , Impressor , Substrato , Tintas etc ) contribui de forma decisiva pra que a flexografia atinja os patamares que hoje vemos , tendo se tornado um processo confiável que tem o mesmo nível de reprodução dos detalhes de qualquer outro processo de impressão ( Rotogravura , Offset , Impressão Digital etc ) permitindo o avanço incrível do mercado de corrugado que vemos hoje ( e veremos cada vez mais ).
Inforflexo · Set / Out de 2021 51