Inforflexo 174 | Page 25

A embalagem é vista como insumo , adquirida com base em menor preço pelo departamento de compra . Mas , para o consumidor , é indissociável do produto , ou seja , faz parte dele . O grande desafio é mudar o foco como insumo de produção e apenas custo para o enfoque do consumidor , para a cadeia de consumo externa da empresa . Com essa mudança de visão , a embalagem terá um novo tratamento .
A ABRE fez uma pesquisa na relação consumidor x embalagem . Foi notado que para os consumidores a embalagem é um item de avaliação e referência decisivo no processo de entendimento , seleção e escolha dos produtos . O cliente não separa embalagem do produto .
O Desafio 2 é que a embalagem não pode apenas carregar o produto , ela precisa ajudar o negócio . Tem que ser ferramenta de marketing , veículo de comunicação e elo de conexão com a web . Agora , com as capacidades do mundo virtual , abre-se um universo . A embalagem conecta o consumidor com o site e redes sociais . É o caso do cereal que forneceu o código na embalagem para um jogo exclusivo aos seus clientes . Hoje , a personalização pode até fazer um rótulo de bebida com sua foto e entregar na sua casa com o sabor que você desejar .
O Desafio 3 é a venda em pequenas quantidades . As empresas menores não tinham acesso a embalagens de boa qualidade feitas por grandes companhias , que por sua vez não conseguiam atender pequenas demandas . O Brasil tem quase 6,4 milhões de estabelecimentos comerciais , mas 99 % são micro e pequenos empresas .
Atualmente , há fabricantes que produzem embalagens em pequenas quantidades para estas empresas , tanto em corrugado , como flexíveis e até impressão digital em latas com dados variáveis , podendo adquirir 10 unidades , 5 unidades e até 1 lata - ou 1 milhão de latas . Inclusive mega companhias estão criando lojas online para a venda de produtos pela internet , focando nos clientes do e-commerce de todos os portes .
O Desafio 4 é a embalagem para e-commerce com o pensamento : qual deve ser o papel da embalagem na venda online ? Esta área teve crescimento explosivo nos últimos anos e avançou durante a pandemia . Mais de 8 milhões de consumidores entraram no e-commerce . Em estudos , o time de Mestriner descobriu que a embalagem no e-commerce oferece um novo elemento : a espera .
Quando o produto chega em casa , você tem uma relação com essa chegada de forma mais crítica , e a embalagem precisa promover o “ final feliz ” ao processo de compra e espera . Por isso a relevância do “ unboxing ”. Como a compra é feita pelo site , o cliente avalia o produto - e a embalagem será parte desta nota .
Isso não vale só para e-commerce , vale para delivery das pequenas empresas , como na venda de alimentos . A boa embalagem tem a função de iniciar o processo de uma próxima venda . A fabricação da embalagem , além de atender aos critérios técnicos de segurança e transporte do produto , precisa pensar na experiência do consumidor . É ir além de apenas carregar o produto , é ajudar o negócio da empresa .
Como imprimir o branco opaco com qualidade , reduzindo o consumo de tinta
Nick Harvey , diretor técnico da Apex , Patrocinadora Silver da CIF 2021 , tratou de “ Como imprimir o branco opaco com qualidade , reduzindo o consumo de tinta ”. Ele falou do impacto da tinta branca na embalagem flexível , tecnologias para melhorar a qualidade e ajustes para alcançar esta capacidade .
A Apex possui mais de 10 mil clientes e mais de 300 colaboradores ao redor do mundo , com mais de 30 anos de experiência em embalagem impressas , fabricando anilox visando consistência e precisão , especialmente com o GTT - Genetic Transfer Technology .
Por que falar sobre tinta branca ? Nick conta que participou de projetos com parceiros líderes de mercado em palestras globalmente e , em um deles , foi perguntado como reduzir a tinta branca e o custo dos projetos . A tinta branca aparece em vários tipos de embalagem flexível com o uso do anilox de alto volume .
Qual o impacto na empresa que a opacidade da tinta branca possui ? Ela pode ser até a tinta mais barata comprada por quilo , mas no final acaba sendo a que mais gasta no ano . Quando tentamos entender a conta , uma impressora wide web flexível usará aproximadamente 1 milhão de euros em tinta por ano . O uso de tinta branca está em média de 25 a 30 % disso - 300 mil euros por ano por impressora .
Se for possível economizar 10 % da tinta branca , já é interessante . Normalmente os clientes de embalagem não vão querer branco brilhante , e sim opaco . Ele é alcançado de várias formas . Se chegar a essa opacidade com um volume menor de anilox - e assim menos tinta - economiza na produção e aumenta produtividade .
Normalmente a opacidade é medida em uma tinta branca impressa em um sólido preto . Você faz a medida para dar 100 % de opacidade . O que se busca : ao ter uma camada como um “ queijo suíço ”, com buracos , precisará de mais tinta branca para fazer a camada e não mostrar a cor por baixo . Ou seja , para 55 % de opacidade , precisará de camada mais espessa para “ tirar ” os furinhos . Mas , se conseguir colocar uma camada menor ( aplicação de menos tinta ) e resolver o problema dos furinhos , alcançando a mesma opacidade , é onde vem a redução de custo .
Inforflexo · Set / Out de 2021 25