Como imprimir hoje para conseguir compensar os “ buraquinhos ”? O que pode fazer é aumentar o volume de anilox , até um volume de 20 em alguns casos , isso mexe na quantidade física de tinta e dará maior opacidade e qualidade de imagem . O lado negativo é que o inventário de anilox será maior , custo de limpeza alto e possivelmente terá que rodar a velocidades menores na impressão por conta da quantidade de tinta que precisará secar , e aumentará o fluxo de secagem .
Se usar mais tinta , o produto no final será mais pesado . Quando transportar ao cliente final , como 100 a 200 mil metros , o custo de transporte mais alto , e também a pegada de carbono . Outra opção seria o uso de tinta com alta pigmentação . Ela oferece maior opacidade e maior fidelidade de imagem . Por outro lado , o custo de tinta será mais alto , haverá uso intenso de doctor blade e anilox , maior perda de setup e produto mais pesado .
A opção seguinte é dobrar o branco com duas estações oferecendo os mesmos benefícios , mas com contras : mais uso de tinta , duas unidades para configurar , maior lavagem , perda de uma unidade de impressão que não será usada por outra cor e peso do produto .
Você pode usar fita mais dura que também terá benefícios , mas no lado negativo aumenta risco de linhas na impressão e pode acarretar em menor velocidade , mais pressão para doctor blade , e mais limpeza de borda nas placas .
Nick destacou que em uma impressão cada chapa e anilox te dará um padrão diferente . Há dificuldade de que o mesmo padrão funcione em impressoras , anilox e instalações diferentes . É difícil mapear padrão de superfície para encontrar o branco . E sempre há a pergunta : como mapear esta superfície no anilox para não fazer todos os testes ? Não há como ter um padrão que será a melhor combinação entre retícula e anilox .
A Apex e seus parceiros foram atrás das respostas e perguntaram ao público quais anilox , com volume e lineatura , estavam usando . As respostas variaram bastante . Ao analisar a resposta , foram iniciados os testes . Para achar o melhor resultado , a Apex usou o anilox com a tecnologia de transferência genética . E qual o motivo : o público deu várias especificações de anilox , e essas variações complicariam o teste . Com diferentes volumes , a transferência em porcentagem será diferente .
Já a tecnologia de transferência genética tem uma profundidade e abertura fixas para cada volume . Foram feitas várias bandas passando por diferentes volumes de anilox . E foi pedido aos fabricantes de chapas para produzir diferentes possibilidades de superfície . Nick Harvey mostrou o resultado dos testes feitos até o encontro das melhores opções , sempre tendo como ponto de vista a realidade de uma convertedora . Após os testes , foi possível chegar ao branco com diferentes opacidades para que o convertedor escolha o perfil de anilox para cada tipo de trabalho .
A conclusão é ter o foco na tinta branca , pois ela tem o custo único de tinta maior por ano . Os clientes não pedem por um peso de tinta branca , então pode-se buscar usar menos tinta - e trazer mais economia . E a sintonia entre anilox e superfície de chapa é essencial para reduzir custo e melhorar a lucratividade .
Soluções de montagem de placas para uma maior automatização
Steffen Ebenau , gerente de produtos para fitas de clichê e de montagem de emendas para a indústria de etiquetas e embalagens flexíveis da tesa , Patrocinadora Silver da CIF 2021 , tratou de “ Soluções de montagem de placas para uma maior automatização ”.
A tesa possui mais de 7 mil soluções de sistema e produtos auto-adesivos , na faixa de 100 inovações por ano , cerca de 5 mil colaboradores atuando em mais de 100 países , com mais de 125 anos de experiência . Na flexografia , oferece soluções de montagem de clichê para embalagens flexíveis e etiqueta e soluções de emenda para produção de papel , impressão em papel e embalagens flexíveis .
O especialista relatou que o objetivo hoje é discutir como a automação inteligente , humana , pode fazer o processo mais ágil e efetivo . A Indústria 5.0 , diz Steffen , é a próxima face da industrialização . Com a 4.0 focando em transformação digital e automação de processos , a 5.0 fala do uso inteligente da automação e o desenvolvimento do papel de humanos e máquinas para promover negócios .
Nos rótulos , para garantir o processo de impressão seguro , a automação na montagem de clichê é essencial , especialmente quando o uso de cores especiais é necessário . A automação minimiza erros e torna processos mais independentes . Olhando para embalagem flexível , a união de automação inteligente e trabalho humano é essencial . Os muitos parâmetros no processo , como montagem de clichê e fita , podem influenciar os resultados produtivos . A automatização inteligente ajuda na montagem da camisa , evitando os cortes na camisa e sua mudança de superfície .
Assim , devemos eliminar a equipe e substituir os trabalhos por robôs ? Eles são melhores operadores ? Claro que sistemas são mais eficientes em precisão , mas não são flexíveis e não têm o pensamento que nos definem como humanos , nossas habilidades e capacidades , com flexibilidade e pensamento crítico . É preciso encontrar o equilíbrio para o sucesso .
26
Set / Out de 2021 · Inforflexo