HORTA PEDAGÓGICA - Uma horta para todos Relatório PrémioFIP_ 2014 | Page 17

Refira-se, a título de exemplo, um dos alunos a quem foi autorizada a permanência na Horta, desde que reproduzisse em língua inglesa, na disciplina de Inglês, as tarefas que aí realizara, ou outro aluno que mal sabe ler e escrever, a quem se solicitou que soletrasse determinadas palavras enquanto realizava as tarefas da Horta.

Tratando-se de uma escola TEIP, este tipo de aprendizagem é, ainda, mais premente. A Horta Pedagógica permite aquilo que um currículo formal impossibilita - a aprendizagem livre, sustentada em factos

reais.

Sentimos que este podia, portanto, ser o primeiro passo para uma escola mais abrangente e inclusiva. Se pensarmos que o terreno onde se encontra a nossa pequena horta, tem cerca de 3.000 m2, percebemos que este projeto pode crescer de forma tentacular. A diversidade de plantas cultivadas, por outro lado, deu-nos a possibilidade de perceber quais as que poderão ter ali um futuro a expandir - quem sabe no ano vindouro não nasça, ali, um campo de alfazema para óleos essenciais? Ou abourgetes para fazer doce aos quilos?