HORTA PEDAGÓGICA - Uma horta para todos Relatório PrémioFIP_ 2014 | Page 16

Pretendeu-se, igualmente, colocar plantas aromáticas de maior envergadura servindo de "cerca" visual . É o caso da alfazema e alecrim, que delimitaram o espaço da Horta, repelindo insetos indesejáveis, atraindo outros essenciais, como as joaninhas e os louva-a-deus.

Este projeto teve um início tardio, uma vez que as condições meteorológicas impediram uma execução mais alongada. Inicialmente previa-se que se semeassem algumas plantas, em vez da mera plantação, de modo a que os jovens pudessem testemunhar a sua evolução, o que não foi possível.

Por outro lado, a divulgação do projeto e do Prémio na escola por parte da direção, suscitou a curiosidade da comunidade educativa. As professoras responsáveis sentiram o apoio direto de inúmeros colegas e assistentes operacionais sob várias formas - quer adquirindo e transportando materiais, quer procedendo à rega, ou até indicando alunos com perfil para colaborarem no projeto.

Relativamente aos alunos que participaram de forma direta e contínua, os discentes CEI, é de realçar que evidenciaram alguma ambiguidade na sua relação com a horta - nem sempre queriam cumprir tarefas, pelo esforço que implicavam, mas evidenciavam curiosidade em aprender e reproduzir as práticas em casa. Outros discentes oriundos do currículo normal, dos cursos de formação e educação e do currículo alternativo, denotaram um interesse intrínseco que foi aproveitado, quer para motivar os colegas CEI, quer para canalizar as aprendizagens práticas no âmbito teórico das diferentes disciplinas.