História na Imagem - Modernismo no Brasil Modernismo no Brasil | Page 16

A Semana de 22 introduziu no Brasil uma concepção de vanguarda e de revolução que, ou abrir um espaço de liberação para o novo, rompeu violentamente com a representação ideológica dominante em todos os setores da atividade artística. Os jovens artistas perceberam que para construir o novo era necessário demolir os alicerces desgastados da cultura oficial e burguesa.

16

A semana de Arte Moderna de 1922, ocorreu na cidade de São Paulo, e em muitos aspectos artísticos, acabou se tornando um divisor de águas para os apreciadores de arte e para a história brasileira. Um movimento que partiu dos artistas, juntamente com a iminente industrialização que estava chegando ao país, foi somado a uma grande onda nacionalista que foi gerada pela Primeira Guerra. As artes obtiveram a função de engrandecer a imagem e o que era

- a própria linguagem, que tinha sido adaptada para aproximar a arte de classes sociais mais baixas;

- a forte crítica ao movimento anterior, o parnasianismo;

- estilos desprovidos de uma forma, sendo considerado uma produção mais livre;

- uma temática voltada para o cotidiano social;

- a fonte de inspiração, os movimentos como cubismo, futurismo, surrealismo e etc. e a sua mistura;

- a forte luta contra a censura na arte; e isso poderia ser visto como uma afronta aos princípios artísticos, sofrendo fortes ataques desse público, no qual foram xingados constantemente e sob o som de vaias.

produzido no Brasil, engrenados por uma vontade de romper com conceitos no qual acreditavam ser antigos. Nesse momento, um novo portão para as artes se abriria, estando os principais artistas dispostos a demonstrar estilos mais atualizados, baseados nos princípios apresentados pela elite cultural europeia. Durante os dias 11 a 18 de fevereiro, a capital paulista contou com exposições de arquitetura, artes plásticas, dança, literatura e pintura.

O que foi apresentado pelos participantes do evento, entrou em choque com os antigos membros da sociedade artística, sendo que muitas de suas características acabaram por ser vulgarizadas, como:

Poster da Semana de 22, Di Cavalcanti, 1992