a Ditadura Militar no Brasil
Quadros o mundo vivia um momento de dicotômia entre a direita e a esquerda. No Brasil, o movimento progressista de esquerda pedia pelas reformas de base, que incluíam a reforma agraria, fiscal e bancária. Do outro lado, o movimento de direita, apoiado por uma classe média conservadora, opunha-se as reformas e olhava o movimento progressista com desconfiança, atribuindo-lhe caracterizas comunistas. O então presidente, João Goulart apoiava as reformas de base e realizou uma reaproximação com a União Soviética, o que enfurecia seus opositores.
Em 1º de abril de 1964, em um cenário de desconfiança, favorecido pelo medo de uma ameaça comunista, ocorreu um golpe civil militar, ou seja, um golpe protagonizado pelos militares e apoiado pelos civis. Por meio desse golpe o presidente Goulart foi deposto e uma junta militar assumiu o poder, sucedida pelo presidente Castelo Branco.
Q
Com o golpe de 1964 a Constituição de 1946 perdeu a efetividade e os presidentes passaram a governar por meio dos Atos Institucionais. Em janeiro de 1967 é redigida uma Carta Constitucional, que reunia todos os atos instaurados até o momento e um fevereiro do mesmo ano é baixada a Lei da Imprensa, que intensificou a censura aos meios de comunicação.
Em 1967, Castelo Branco é substituído por Costa e Silva, que enfrentou grande oposição. Em junho de 1968 ocorre uma passeata com cem mil pessoas, que protestavam contra a arbitrariedade do poder, além disso são criadas guerrilhas para enfrentar os militares. Logo em seguida, em 1968 é instaurado o AI-5, como uma resposta dos militares ao movimento de resistência e oposição. Ele foi o ato mais severo, criado para controlar protestos e levantes revolucionários, reprimindo a população e também afirmando o poder militar. Ele fechou o Congresso Nacional, suspendeu a garantia de habeas corpus, aumentou a censura, dentro outros.
uando João Goulart chega a presidência do Brasil em 1963, após a renúncia de Jânio
08