Estas violações podem ocorrer a qualquer momento, e em diversas circunstâncias, porém existem momentos de maiores tensões em que elas são infringidas com maior facilidade e brutalidade, sendo estes momentos de guerras e ditaduras. Vejamos os artigos que mais são infringidos nestes contextos:
Logo oficial da Declaração Universal do Direitos Humanos.
Artigo 5 - Não à tortura
“Ninguém deverá ser submetido à tortura ou a tratamento de castigo cruel, desumano ou degradante”.
Artigo 19 - Liberdade de expressão
“Todos têm liberdade de expressão. Este direito inclui a liberdade para ter opiniões sem interferência e para procurar, receber e dar informação e ideias através d qualquer meio de comunicação e sem importar as fronteiras”.
Artigo 21- Direito a Democracia
“ Todos têm o direito de participar do governo do seu país, diretamente ou através de representantes livremente escolhidos; a vontade das pessoas será a base de autoridade do governo, está vontade será expressada em eleições periódicas e genuínas que serão universais e de sufrágio igualitário e que serão realizadas mediante voto secreto ou procedimentos de voto livre equivalente”.
Artigo 13 - Liberdade de movimento
“Todos têm direito à liberdade de movimento e residência dentro das fronteiras de cada Estado; Todos têm direito a abandonar qualquer país, incluindo o seu próprio, e de voltar a seu país”.
Artigo 3 - O direito a vida
“Todos têm o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”.
07