História na Imagem - Modernismo no Brasil A Ditadura Militar no Brasil e os Direitos Humanos | Page 6

Declaração Universal dos Direitos Humanos

maiores genocídios e massacres já realizados no mundo contemporâneo. Na tentativa de extinguir novas guerras e conflitos que fossem contra a paz mundial, foi criado no mesmo ano a Organização das Nações Unidas (ONU), que objetivava um corpo internacional para zelar pela paz mundial e a prevenção de guerras.

Em Paris no 1948, a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, realizou um marco significativo na luta pelos direitos humanos, quando juntamente com um grupo internacional diversificado de jurídicos, sob a presidência de Eleanor Roosevelt, formularam a Declaração Universal dos Diretos Humanos (DUDH). Este pacto busca então por meio de 30 artigos estabelecer a proteção a pessoa humana e a preservação de direitos básicos para uma vida digna.

Apesar do grande avanço que a DUDH trouxe em relação as garantias de diretos desde a sua criação até os dias atuais, há um consenso que sua real efetivação se encontra bem longe da realidade, pois existem violações a esses direitos acontecendo a todo instante. Como relata a Organização Unidos pelos Direitos Humanos:

C

"O relatório Mundial 2008 de Anistia Internacional e outras fontes mostram que pessoas são torturadas ou maltratadas em pelo menos 81 países, que julgamentos injustos são realizados em pelos menos 54 países, e que se restringe sua liberdade de expressão em pelo menos 77 países. Ainda que tenham sido conseguidas algumas vitórias em 6 décadas, as violações dos direitos humanos ainda são uma praga no nosso mundo atual" (UNIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS, p. 40, 2012).

om o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, o mundo presenciava um dos

06