E ao redor do planeta, como que é?
A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo território nacional ocorreu em Junho de 2015. Embora o sistema político norte-americano seja bastante diferente do brasileiro, os dois países, agora, trilham caminhos semelhantes.
A Suprema Corte julgou que os 14 Estados que atualmente se negam a unir duas pessoas do mesmo sexo devem agora casá-las e também reconhecer seu casamento se ele foi celebrado em outra jurisdição. Cinco juízes votaram a favor, e quatro contra. No Brasil em decisão unânime, dez ministros do STF equipararam a união homossexual à heterossexual. No entender do Supremo, casais gays devem desfrutar de direitos semelhantes aos de pares heterossexuais, como pensões, aposentadorias e inclusão em planos de saúde. Nos EUA o parecer da Suprema Corte deverá valer para todo o país, mas há alguma controvérsia sobre retirar dos Estados seu próprio poder de decisão sobre o assunto, como ocorria até então.
Além do Brasil e dos EUA, muitos países já reconheceram o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo (de acordo com a figura 2), mas ainda são poucos em relação à quantidade de nações.