Fora do Padrão | Page 14

O Poderoso El Niño

O que você sabe sobre o El Niño? Você conhece as consequências da presença desse fenômeno em nosso dia-a-dia? Se não sabe, vamos explicar tudo a você!

O El Niño é um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, no qual ocorre o aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. As causas deste fenômeno ainda não são bem conhecidas pelos especialistas em clima.

Esse fenômeno costuma alterar vários fatores climáticos regionais e globais como, por exemplo, índices pluviométricos (em regiões tropicais de latitudes médias) e padrões de vento e deslocamento de massas de ar. O período de duração do El Niño varia entre 10 e 18 meses e acontece de forma irregular (em intervalos de 2 a 7 anos).

intervalos de 2 a 7 anos).

Existe uma série de consequências do El Niño, mas entre elas as consideradas mais importantes são: acúmulo de águas mais quentes do que o normal e o aumento do índice de chuvas na costa oeste da América do Sul; Diminuição na quantidade de peixes e o aumento das tempestades tropicais na região central e sul do Oceano Pacífico e na costa oeste dos Canadá e Estados Unidos; Intensificação da seca no nordeste brasileiro; Secas na região da Indonésia, Índia e costa leste da Austrália. Entre outras.