Fluir nº 11 - Abril 2023 | Page 7

O mar , que som tem ?
Fecho os olhos , escuto : este som é a minha casa . Abro os olhos : o som continua , mas o mar é agora um mistério fascinante , inteiramente familiar e inteiramente estranho . Como se no meu mar houvesse duas sílabas que lhe dão significados opostos conforme a que é acentuada , e ele acentuasse as duas ao mesmo tempo .
As raízes , que som têm ?
É uma tarde da infância , leio estendida na cama . A janela de guilhotina estremece , o meu olhar pousa na árvore frondosa , a brisa nas folhas desenha um bailado suave da luz dentro do quarto . A casa enorme em silêncio . E de repente , ao longe , os passos serenos da minha avó , os seus tamancos de madeira toc-toc toc-toc no soalho esfregado com sabão amarelo . Um puzzle dos sentidos com as peças todas certas : a luz delicada , os cheiros da lareira e das galinhas , o colchão de palha , os lençóis de linho , a textura da manta tecida com tiras de roupa velha , o som dos passos da minha avó para sempre a ecoar no mundo .
O eco , que som tem ?
Atirar a voz para a paisagem , receber a sua resposta mordaz : - Eeego ... eeego ... eeego ...
O amor , que som tem ?
Contam na internet , será porventura verdade : pediram uma definição de amor a algumas crianças , e dois rapazinhos identificaram-no pelo som . “ Amor é o que se ouve na sala quando paras de abrir os presentes de Natal e te pões à escuta .” ( Bobby , 7 anos ) “ Quando alguém te ama , a maneira como diz o teu nome é diferente . Sabes que o teu nome está seguro naquela boca .” ( Billy , 4 anos )
A cidade , que som tem ?
Quando desligaram o mundo da corrente eléctrica , em Março de 2020 , os parisienses começaram a usar uma app para identificar os pássaros desconhecidos que lhes cantavam à janela . Desde então , é esta a cidade que sonho : ruas que respiram o som dos pardais , das andorinhas , dos chapins , das toutinegras . Das gaivotas , menos .
7