44
As estrelas tremem de medo e de dor . A Lua é um sol fulminado . Começa a escassear o sangue pelo mundo e a aparecer muito a tinta . Eu tenho gasto o mal . Fui pródigo . Se eu no fim da vida tinha de me entreter perdoando e consolando – para não morrer de tédio ! Sê infame , lamacento , poder , vil e imundo , e sê todavia um astro no céu , impostor ! E todavia o homem não mudou , é o mesmo .
Responde-lhe o seu pajem : « - Também os diabos se vão ! Adeus , Satã .» ( QUEIRÓS , 2004 : 93-94 ).
O Diabo , no seu avatar Satanás , apresenta-se na escrita de Eça semelhante ao Homem , ser decadente , cheio de tédio , de lassidão , de enfastiamento , talvez por se ter deixado contaminar pelas almas tristes que caem diariamente nos seus domínios . Melancólico , amargurado e trágico , soçobra de fadiga sensabor , essa « doença horrível » que « estende silenciosamente a sua rede em volta da alma » do texto « Poetas do Mal » constante de Prosas Bárbaras : em seu torno « (...) espalha-se uma moleza errante : calam-se os coros interiores : aparecem os desesperos lentos , as angústias frias : os braços caem nos desconsolos , como asas dum pássaro ferido� (…) na alma há também um Cristo morto – a Fé .» ( QUEIRÓS , 2004 : 87 ) Teria o Diabo perdido a Fé ? Afinal , estava-se na época em que Nietzsche não tardaria a anunciar a morte de Deus e em que os poetas satânicos já tinham declarado a morte do Diabo …
Eça escreveu estas palavras em 1867 , aos vinte e um anos , quando o Cenáculo da Travessa do Guarda-Mor efervescia e se entusiasmava com as experiências com que cada um dos seus membros contribuía para as fantasias criativas do grupo . É Batalha Reis quem introduz o compositor Augusto Machado na tertúlia e este , que estudara música em França e conhecia o que de mais moderno se fazia em termos líricos na Europa , torna-se uma peça-chave na criação conjunta . Rapidamente , as misérias causadas pelo cansaço e pelo tédio da Eternidade do Inferno soaram nas paredes da boémia lisboeta , entoadas por um coro de Demónios : não se tratava agora da tristeza de Satã , mas de uma divertida melodia de opereta , que compunham coletivamente : A Morte do Diabo , título que remetia , uma vez mais , para o poema francês . Na última estrofe de « La tristesse du Diable », a Criação , a Obra dos Seis Dias tinha um final anunciado , no momento em que se proclamasse através do Universo a frase « Satan est _____________
1
V . ainda o poema de Leconte de Lisle : « Enveloppé du noir manteau de ses deux ailes ,»