ESTÂNCIA ESTÂNCIA | Page 10

leis trabalhistas

É evidente na obra de Aluísio de Azevedo o quanto a situação econômica de todos que moram no cortiço são totalmente diferentes. De um lado temos João Romão, comerciante detentor de grande poder econômico (devido a exploração feita pelo mesmo aos moradores pobres) e de outro temos Jerônimo, um trabalhador que se rendeu ao amor e não teve o mesmo destino do negociante.

Ambos são portugueses e vieram para o Brasil com o mesmo intuito: trabalhar e consequentemente melhorar suas vidas. Porém, João Romão correu atrás disso e Jerônimo, assim que se envolveu com Rita Baiana(uma personagem mestiça que pode simbolizar a identidade nacional como a iniviabilidade do trabalho), se rendeu ao ócio e a preguiça.

O autor representa Rita Baiana de forma eurocentrista e segue a "ideologia do colonialismo" que tem como perspectiva, a inferiorização do brasileiro ao fenômeno da mestiçagem.

10

Art. 2o A ementa da Lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, identidade de gênero e/ou orientação sexual (NR)”;