ESTÂNCIA ESTÂNCIA | Page 9

9

PROJETO SOCIAL

A obra gira em torno do cortiço, o sujeito principal da história. Tem como criador João Romão, um negociante português que além de explorar os moradores pobres, é dono da pedreira. O gerente dessa pedreira é Jerônimo, outro lusitano que veio para o Brasil com o intuito de enriquecer, porém não obteve sucesso e se tornou um trabalhador braçal, assim como vários outros que trabalham na pedreira.

Os “quebradores de pedra” são uma das classes que pertencem a plebe caracterizada no livro, assim como as lavadeiras, que são apresentadas como esposas desses trabalhadores. As lavadeiras são mulheres que lavam roupas suas ou alheias para obterem renda (mesmo que baixa) e ajudarem suas famílias. Como elas não são bem remuneradas, projetos sociais foram criados e um exemplo que pode ser dito é o projeto Varal da Cidadania lançado em Montes Claros, MG.

O projeto Varal da Cidadania consiste em uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social que, em parceria com outras secretarias do município, pretendem elevar a renda e a qualidade de vida de cerca de 50 lavadeiras que atuam nas lavanderias comunitárias da cidade.