ESCSitos ESCSitos | Page 6

De momento, a escsiana concilia o seu emprego a full time com a organização do Pint of Science, um festival internacional que acontecerá em maio, pela primeira vez, em Portugal, e que junta investigadores que falam sobre ciência em ambientes descontraídos, como bares e cafés. “Como o projeto me pareceu interessante, estou, neste momento, a ajudá-los na parte de comunicação”, explica.

Ajudar os outros

Raquel considera importante fazer voluntariado, não só para sua concretização pessoal mas, também, por considerar ser relevante para a sociedade. A escsiana já foi voluntária no Banco Alimentar Contra a Fome e no posto de vigia de incêndios da Bajouca, a sua terra natal, no qual, nas alturas de maior calor, vigiava os arredores do ponto mais alto da terra e, ao mínimo sinal, contactava a Proteção Civil, a fim de facilitar o combate aos incêndios.

a sua terra natal, no qual, nas alturas de maior calor, vigiava os arredores do ponto mais alto da terra e, ao mínimo sinal, contactava a Proteção Civil, a fim de facilitar o combate aos incêndios.

Arriscar e não ter medo de falhar

A ex-aluna considera que, para vingar no mercado de trabalho, é essencial “não ter medo de falhar nem ir abaixo quando se falha”. “Principalmente, naqueles primeiros meses em que se acaba a licenciatura e se recebe respostas a dizer ‘não, porque não tens experiência’ ou ‘escolhemos uma pessoa com mais experiência’”, situação que acontece frequentemente a quem acabou o curso e ainda não tem currículo profissional.

AUDIOVISUAL E MULTIMÉDIA

06