No ‘backstage’ das atividades extracurriculares
A escsiana fez parte da escstunis, durante todo o seu percurso na Escola, e do número f, durante um ano. Pelo caminho, foi convidada, por várias vezes, para “aparecer em alguns programas da ESCS FM”. Como Raquel esclarece, “na tuna, tem-se sempre as duas partes”. Por isso, para além de tocar percussão, esteve, também, encarregue da gestão de comunicação e chegou a fazer parte da Direção. No número f, fez gestão de redes sociais.
A ex-aluna explica que estas experiências lhe permitiram ter um “ponto de vista profissional”, durante a licenciatura. “Deu para aprender muitas coisas que, hoje em dia, dão jeito no trabalho”, defende.
Voltar onde começou
Raquel começou a sua experiência profissional com um estágio, em web design, na Fnac, onde esteve durante três meses. Na equipa de web, fazia, sobretudo, peças para o site, desde banners de lançamento a campanhas, e algumas newsletters, e “uma ou outra coisa para o Facebook”.
Depois de terminar o estágio, foi chamada para uma entrevista na Deco Proteste. “Curiosamente, tanto na Fnac, na primeira entrevista, como na Deco, fui entrevistada por pessoas que tinham estudado na ESCS”, conta, divertida. Neste segundo emprego, tratou da comunicação interna, no departamento de Recursos Humanos, e teve a
oportunidade de pôr em prática outras aprendizagens que levou do curso. “Era um trabalho muito completo: fiz vídeo, som, design, programação, um bocadinho de tudo”, conta.
Após quatro meses, recebeu um telefonema da sua antiga chefe da Fnac: havia uma vaga para preencher e, caso Raquel quisesse, seria dela. Como se tratava de um emprego “mais certo”, não pensou duas vezes e decidiu voltar. Atualmente, para além do que já fazia no início, faz “muito mais newsletters e já o Facebook tornou-se numa coisa do dia-a-dia”.
A escsiana descobriu a paixão pelo design durante a licenciatura.
Fotografia: Gabcom (Serviço de Comunicação da ESCS)
AUDIOVISUAL E MULIMÉDIA
05