Educação Digit@l Novembro 2012 | Page 3

3

O final do século XX é marcado pela revolução tecnológica, nomeadamente no campo das tecnologias de informação e comunicação. O boom dos computadores pessoais, da internet e das comunicações móveis levaram à eliminação de barreiras físicas e temporais até então quase intransponíveis e a uma nova conceção sobre comunicação e relações sociais.

É impensável imaginarmos as nossas vidas atualmente sem computador ou internet (van 't Hooft, M., 2007). Estes recursos tornaram-se imprescindíveis na vida profissional, académica ou social da maioria da população mundial. O conhecimento e a informação podem agora ser acedidos em diversos locais, por diversos meios e de forma cada vez mais rápida e simples. Mas para van 't Hooft (2007) é o desejo de comunicar que fez crescer o envolvimento dos jovens nas atividades online.

Para as gerações mais novas os vídeo-jogos, o email, a internet, os chats e os telemóveis são uma parte importante das suas vidas e do seu desenvolvimento (Prensky, M., 2001; van 't Hooft, M., 2007). Estar um dia “off-line” é como

deixar de existir. Para van 't Hooft (2007) o espaço virtual é o novo espaço de socialização entre pares e de desenvolvimento da identidade. É a antiga rua do bairro onde se faz amigos, se cria grupos de pares e se aprende informalmente.

O facto de as novas gerações passarem a maior parte das suas vidas online a socializar ou a jogar vídeo-jogos (Prensky, M., 2001) significa que estão a adquirir e desenvolver competências importantes e a tornar-se peritos em ferramentas que promovem a colaboração e a interdependência. Blogs, fóruns, chats, redes sociais, wikis ou até mesmo jogos em rede multiplayer são as novas ferramentas utilizadas pela maioria dos jovens para produzir e partilhar conhecimento, trocar informação, expor pensamentos, opiniões e sentimentos de forma colaborativa e social. É o reflexo da nova Sociedade Digital, desta nova Era fortemente marcada pela evolução científico-tecnológica nos diversos domínios da vida do ser humano.

SOCIEDADE DIGITAL

Referências

Prensky, M. (2001) – Digital natives, digital immigrants. http://www.marcprensky.com/writing/prensky%20-%20digital%20natives,%20digital%20immigrants%20-%20part1.pdf . (acedido em 18 de Novembro de 2012)

van 't Hooft, M. 2007. Schools, children, and digital technology: Building better relationships for a better tomorrow. Innovate 3 (4). http://www.innovateonline.info/index.php?view=article&id=376 (acedido em 18 de Novembro de 2012)

Imagens

http://osocio.org/images/uploads/latet-shaker.jpg

http://www.thenextdds.com/uploadedImages/The_Next_DDS/Articles/social_networking.jpg