EDITORIAL
Esta revista é o resultado do trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Media Digitais e Socialização do Mestrado de Comunicação Educacional Multimédia e incorpora os contributos de:
Alexandra Almeida
Fábia Moreira
Lusana Verissímo e
Cátia Carminé.
Grupo POP
O trabalho iniciou-se com a análise de dois vídeos. O primeiro, “Comercial Itaú - crianças e evolução tecnológica”, mostra de uma maneira simples e, ao mesmo tempo, surpreendente, como a tecnologia evoluiu nos últimos anos e principalmente como as crianças desconhecem esse histórico. Não fazem ideia de que os videojogos, que elas hoje dominam perfeitamente, partiram do grande Atari (no vídeo comparado a um equipamento para fazer churrasco); que os telefones que tanto usamos para nos comunicar, há pouco tempo eram enormes; que os ficheiros que hoje levamos em ‘pen-drives’ há pouco tempo eram gravados em grandes discos, os quais tinham pouquíssima capacidade de armazenamento.
O segundo vídeo - A Vision of k-12 Students Today – fez-nos refletir sobre as discrepâncias entre as demandas de um novo aluno, que desempenha diversas tarefas ao mesmo tempo, domina várias tecnologias e tem ao seu alcance telemóveis de última geração, videojogos que captam os seus movimentos, computadores que cabem na palma da mão, enquanto a escola lhe oferece quadro, giz e professores não fluentes nessa nova linguagem digital.
.
O grupo concluiu que os vídeos tratam dos aprendizes digitais, alunos que exigem como ferramenta pedagógica as mesmas tecnologias a que estão familiarizados. Já não lhes bastam os livros impressos e bibliotecas, esses novos alunos querem informações atualizadas e materiais interativos.
Com vista a fundamentar a análise teórica do tema abordado nos vídeos, escolhemos dois textos: a) Digital Natives, digital immigrants, de Marc Prensky; b) Schools, Children, and Digital Technology: Building Better Relationships for a Better Tomorrow, de Mark van 't Hooft.
As percepções do grupo, embasadas nas ideias dos dois autores acerca dessa nova geração, bem como do impacto das novas demandas geradas para a escola serão apresentadas a seguir.
Boa leitura!
http://info.escolinhas.pt/wp-content/uploads/2010/12/Imagem-1.png
2