e-Learning I | Page 9

Mobile learning

Na matéria de Mobile Learning, após a leitura do artigo do mestrando Hugo Duarte Valentim - "Para uma compreensão do Mobile Learning", tivemos uma discussão muito profunda sobre o papel da educação via mobile e as novas formas de pensar, comunicar-se e compartilhar o conhecimento. Um conceito inovador - o conectivismo, elucidado pelo autor, traz a análise do que é o pensamento em rede e a construção do conhecimento através de intensa colaboração.

Um ponto que também merece atenção é a metacognição e a autorregulação, pois os nativos digitais ainda não possuem ferramentas ou estratégias para regular a sua exposição à informação, tampouco são capazes de refletir sobre a avalanche de aprendizados, emoções, e experiências a que são expostos diariamente. Já observamos que estes excessos, em consonância com outros fatores da vida moderna, estão provocando uma mudança na estrutura cerebral (rewiring) e na emocional, apresentando-se em excedentes ou falta de habilidades cognitivas, e uma diminuição no que chamamos de habilidades relacionadas à inteligência emocional, o que tem afetado as relações sócio-afetivas dessa juventude.

No segundo momento do curso, assistimos ao vídeo sobre a tecnologia na educação e o ponto de vista de professores, alunos e empresários. Ponderamos os prós e contras desta tecnologia a fim de analisarmos pontos de vista diferentes.

Ao final, compartilhamos e aprendemos uns com os outros sobre plataformas, metodologias ou ferramentas tecnológicas que fomentam o Mobile Learning. A minha sugestão foi a metodologia revolucionária do ciclo SAMR que busca elevar a qualidade da educação através do compartilhamento de conhecimento por meio de mídias sociais e plataformas da World Wide Web.

Gostou do tópico?

Este artigo te dará todas as ferramentas para implementar de maneira eficiente atividades com Mobile.

Bônus