Gestão em Tecnologia Educacional e Educação a Distância
Em Gestão em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, focamos na mudança de paradigma do sistema educacional, em termos de educação presencial e a distância. Vimos teorias que auxiliam o tutor a formular unidades de aprendizagem assertivas e a como engajar os alunos através da emoção e de experiências sinestésicas, além do compartilhamento do conhecimento através de debates.
Outro ponto forte foi o estudo das abordagens psicológicas, que, além de trazer pontos práticos para entrega de conteúdo, elencava aspectos de como avaliar de forma eficiente. Estudando as teorias psicopedagógicas, observamos que várias outras disciplinas do curso também utilizam estes conceitos como prática didática e como fundamentação teórica para o planejamento de seu curso online.
Após realizar a leitura do capítulo 4 do livro - Plano de Gestão de EaD, tivemos a oportunidade de criar o nosso próprio plano, escolhemos um tema e planejamos tópicos como missão, valores, entre outros. Interessante notar que na abordagem adotada, assim como em outras matérias, o tutor é tido como professor-reflexivo, isto é, aquele que contempla e analisa, planeja tudo com antecedência e toma providências para evitar obstáculos. De maneira semelhante a um empreendedor, nos autoanalisamos utilizando a ferramenta SWOT, o ambiente em que iríamos adentrar e as estratégias para a implementação, as quais auxiliaram enormemente a planejar com clareza, identificar possíveis dificuldades e como resolvê-las de maneira profissional.
Todas as ferramentas apresentadas nesta disciplina serão fundamentais para um planejamento eficiente e profissional dos meus cursos presenciais e de EaD. Realmente munem o professor de métodos eficazes que o deixarão mais seguro ao apresentar ou ministrar seus cursos, fator importantíssimo para um trabalho bem sucedido e com alto nível de excelência.
Importância