07
Fundamentos da Tecnologia Educacional e Educação a Distância
Na matéria de Fundamentos da Tecnologia Educacional, pudemos escolher entre os artigos e os materiais apresentados e descrever sobre o seu impacto na educação online. Aprofundamos os conceitos de project, problem, challenge, competency-based learning, os quais são muito eficientes no quesito engajamento e favorecem a utilização de tecnologias e de trabalhos colaborativos em rede.
Foi muito importante ter contato com o Horizon Report e entender as perspectivas de utilização de tecnologia para os próximos anos, as tendências e o que precisa ser melhorado.
Em seguida, fomos convidados a refletir sobre formas eficientes de educar e aprender em ambientes virtuais, visto que é necessário sair das clássicas interações de estímulo e resposta, pois, com o advento da tecnologia, os alunos podem aprofundar-se, criar e formular conhecimentos novos de maneiras difusas e inimagináveis e este deveria ser o propósito principal dos cursos online.
O terceiro módulo do curso, trata do Decreto 9057, que aborda a utilização de EAD no Brasil. Muito interessante observar que o documento é inovador, porém ainda apresenta algumas ideias retrógradas como provas presenciais para cursos online, o que as EADs estrangeiras já aboliram. Importante ressaltar que o Brasil ainda enfrenta problemas profundos de infraestrutura e fluência digital por parte dos professores e dos alunos. Antes de implementar cursos EaD, se faz necessário ofertar cursos básicos de letramento e organização digital, manuseio de plataformas educativas online, treinamentos em metodologias do Século XXI para professores e cidadania e responsabilidade digital para os alunos de modo geral.
Importância
Este curso trouxe reflexões profundas sobre a implementação da EaD e, a partir do entendimento das leis que dão suporte ao EaD, pude ter várias ideias de cursos e nichos que não estão sendo explorados no Brasil e que tem grande carência na parte educacional, como a produção de cursos sobre Tecnologia, Programação e Empreendedorismo para alunos de comunidades menos abastadas ou que se encontram na categoria de liberdade assistida.