ENTREVISTA
Com a primeira volta quase a terminar , como antecipa o resto do campeonato ? Temos de pensar jogo a jogo . Ainda estamos na primeira volta . O campeonato é muito longo . As contas estão muito equilibradas neste momento . Resta pensarmos em nós próprios e fazermos o nosso caminho .
O facto de apenas haver um lugar de apuramento direto para a Champions traz-vos motivação extra para o agarrarem ? Claro . A passagem direta à Liga dos Campeões da próxima época é um objetivo deste clube . O principal é sempre ser campeão , mas esse facto de só haver um lugar é mais um motivo que puxa por nós .
O mister falou recentemente no peso do Dragão . Até ser uma ajuda determinante , há muita responsabilidade em jogar no estádio nos primeiros tempos ? Não . No Dragão os adeptos são sempre incríveis , tentam puxar ao máximo pela equipa . As equipas já estão habituadas ao nosso estilo de jogo e às vezes conseguem contrariar , porque também têm muita qualidade . Não há essa questão do peso do estádio porque , quando jogamos em casa , estamos sempre muito mais motivados .
Em casa , ainda assim , há mais responsabilidade . Sim , porque jogar em casa é sinónimo de que somos sempre favoritos , seja qual for o adversário . Claro que temos que saber lidar com essa pressão e abafar um bocado tudo o resto para nos concentrarmos no jogo .
O João tem sido um dos pilares da equipa esta temporada . O que trabalhou em específico para conseguir assumir esse importante papel ? É tudo fruto do trabalho diário , sempre ouvindo todos os conselhos dos meus colegas , dos treinadores e da equipa técnica . Tento evoluir todos os dias , perceber algo mais dos aspetos tático e defensivo , em que posso ainda melhorar . Já é a minha quinta época como sénior . No início , foi um processo de adaptação para mim . Depois , também com a adaptação a lateral , fui tentando sempre procurar a melhor forma de me poder superar .
A confiança aumentou muito ? A confiança também é importante . No futebol , costumo dizer que 25 % é talento e depois 75 % é cabeça , que é muito importante , porque se não está bem o resto não funciona . A confiança vai-se ganhando com treinos e jogos , dia após dia . Neste momento sinto-me confiante para ajudar a equipa e é assim que quero continuar .
Foi adaptado a lateral direito quando chegou à equipa principal e agora já cumpriu alguns minutos a lateral esquerdo . Qual foi a sensação ? Até gostei . Como no início estranhei , da ala direita para a lateral direita , depois fui-me
15 REVISTA DRAGÕES DEZEMBRO 2023