Dragões #445 Dez 2023 | Page 14

ENTREVISTA
“ NO FUTEBOL ATUAL A QUALIDADE NÃO CHEGA . ISSO ERA ANTIGAMENTE . AGORA É PRECISO MUITA INTENSIDADE TAMBÉM . É ISSO QUE PROCURAMOS SEMPRE FAZER , É ISSO QUE O MISTER NOS PEDE .”
Sofre-se mais do lado de fora ? Sem dúvida . Quando se está dentro do campo também se sofre um bocadinho , mas do lado de fora , saber que não estou lá dentro e pensar no que pode ou não acontecer ainda é pior .
Nas últimas temporadas têm-se visto mais lesões nos principais campeonatos . A sobrecarga competitiva é demasiado elevada ? Acho que esse pode ser um dos motivos de grande parte das lesões . Antigamente jogava-se metade dos jogos que se disputa atualmente . Agora , de três em três dias há um jogo e tem de haver uma gestão com os treinos . É algo que não podemos controlar e fazer muitos jogos é um bom sinal de que a equipa está em todas as competições .
Sente que os jogadores não são protegidos ? É ambíguo . Por exemplo , eu sinto-me mais preparado quando faço mais jogos , mas talvez a sobrecarga no final da época se possa sentir . É um pau de dois bicos . Há que tentar gerir ao máximo .
Estamos em dezembro e o João já leva 23 jogos entre clube e seleção . Espera bater o recorde de 2021 / 22 ? Espero que sim . Como disse , procuro sempre ao máximo ajudar a equipa . Quero contribuir com assistências , com golos , que é algo que também ambiciono no meu jogo . Vou tentar tudo para jogar o maior número de jogos possível .
Passando ao campeonato , o que significaram as perdas de pontos em casa frente ao Arouca e ao Estoril ? Acho que agora o campeonato está cada vez mais difícil . As equipas que anteriormente não nos criavam tantas dificuldades estão mais competitivas . São jogos em que não queremos perder pontos , tentamos sempre de tudo para conseguir os três pontos em todos os duelos , mas sabemos que por vezes as coisas não correm como queremos . Resta-nos dar sempre a volta por cima e dar a resposta no jogo seguinte .
Como lidaram com isso ? Com trabalho ? Com trabalho , claro . Ninguém gosta de perder , aqui muito menos . Num clube que está sempre habituado a ganhar , é motivo de ânsia por momentos , mas depois é focar no trabalho , no que poderemos melhorar para no jogo seguinte conseguirmos dar a volta por cima .
14 REVISTA DRAGÕES DEZEMBRO 2023