BASQUETEBOL
“ EM TERMOS OFENSIVOS , SOMOS UMA EQUIPA MUITO DINÂMICA E EM QUALQUER
JOGO QUALQUER UM DE NÓS PODE MARCAR 20 PONTOS . A NOSSA EQUIPA TEM MUITAS OPÇÕES DE QUALIDADE .”
O facto de ter outros norteamericanos no plantel facilitou a adaptação ? Sem dúvida , mas já estive noutras equipas que tinham um lote alargado de norte-americanos e isso facilita sempre a adaptação a uma nova realidade . Aqui , no FC Porto , não foi diferente e já me sinto em casa .
Quais considera serem os pontos fortes da equipa ? A nossa química , sem dúvida , é o ponto mais forte . Este é um grupo ciente dos objetivos que traçou e que trabalha arduamente todos os dias para os concretizar . Temos um grupo muito conhecedor do jogo de basquetebol e que tem uma comunicação forte entre todos . Em termos ofensivos , somos uma equipa muito dinâmica e em qualquer jogo qualquer um de nós pode marcar 20 pontos . A nossa equipa tem muitas opções de qualidade .
Considera que as lesões de Charlon Kloof , Max Landis e Teyvon Myers tiveram impacto na equipa durante algumas semanas ? É natural , pois são três jogadores muito importantes para nós . As lesões acontecem no desporto , mas se tiverem que acontecer , que aconteçam agora e não quando estivermos a jogar os Playoffs , por exemplo . Nunca é bom termos companheiros lesionados , mas são coisas que acontecem no desporto e temos de estar preparados para reagir perante essas adversidades .
Quão importante foi a experiência na FIBA Europe Cup ? Chegar aos quartos de final pela primeira vez na história do clube foi algo muito importante para nós , como é óbvio . O FC Porto é um clube habituado a estar nas competições europeias em todas as modalidades e a nossa caminhada esta época deixa-nos muito orgulhosos . O basquetebol português está a crescer e queremos contribuir para isso também .
A nível interno , considera que FC Porto , Benfica e Sporting estão num nível muito semelhante ? Já todos ganharam uns aos outros , o que demonstra esse equilíbrio que , na minha opinião , existe . É claro que as coisas são diferentes quando estamos a falar de uma eliminatória dos Playoffs à melhor de cinco ou sete jogos , mas já demonstrámos que temos capacidade e qualidade para vencer qualquer adversário em Portugal .
É diferente jogar contra Benfica ou Sporting ? Sim , sem dúvida que são dois estilos diferentes . Diria que o Benfica tem um estilo mais europeu , muita estatura e vários jogadores talentosos ofensivamente . O Sporting tem um estilo de jogo mais físico , os jogos contra eles são mais duros , mas já sabemos que esse é o estilo deles . Definitivamente , é muito diferente jogar contra Benfica ou Sporting .
“ QUEREMOS DIVERTIR OS NOSSOS ADEPTOS , MAS ACIMA DE TUDO QUEREMOS
GANHAR , POIS NO FIM É ISSO QUE IMPORTA . SE PUDERMOS CONCILIAR AS
DUAS COISAS , É PERFEITO , MAS QUEREMOS CONTINUAR A DAR MOTIVOS AOS NOSSOS ADEPTOS PARA SE ORGULHAREM DE NÓS .”
46 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2023