porque tinham vários craques . Na altura olhava para a seleção de Portugal , comparava-a com a do Brasil e achava Portugal mais forte do que o Brasil na minha posição . Quando surgiu a oportunidade de representar um país que me recebeu tão bem , não poderia dizer que não .
Não se sente minimamente arrependido por ter deixado o Brasil para trás ? Não , nem um bocadinho . Não me arrependo de nada disso , porque tudo o que fiz foi de acordo com a minha própria vontade , ciente de tudo e mesmo sabendo que em Portugal muita gente seria contra , como acontece em Lisboa . Não é isso que me vai abalar nem fazer com que deixe de representar Portugal .
Como encara as críticas de quem tanto o condena por ser português e portista ?
|
[ risos ] Isso não entra na minha cabeça como algo negativo . Só me motiva mais a demonstrar que posso ajudar e dar tudo por Portugal como sempre fiz pelo FC Porto .
O que faltou para que Portugal fosse mais longe no Mundial ? Faltou ganhar a Marrocos . Se tivéssemos ganho , acho que teríamos grande probabilidade de chegar à final . Passando , apanharíamos a França e seria um jogo diferente , de igual para igual , com duas equipas a quererem atacar . Defrontar a equipa marroquina tão fechada e só a sair em contra-ataque foi difícil , tanto que eles fizeram um campeonato muito bom . Se tivéssemos ganho , acho que havia grandes chances de chegarmos à final e , até , de conquistarmos o Mundial .
Quem é a sua referência na vida ? É o meu avô , que sempre me
|
apoiou e deu tudo . No começo da minha carreira , quando tinha dificuldades , ele ajudava-me a comprar chuteiras e viagens . O meu pai também me ajudou sempre e foram as duas pessoas que mais me apoiaram no futebol .
E no desporto ? Passei a minha vida toda a ver o Ronaldinho jogar e até hoje ainda sou apaixonado . É um dos melhores de sempre . Se se cuidasse mais e fosse mais profissional , com certeza que estaria num patamar tão alto como o Messi e o Cristiano .
E no FC Porto ? Em primeiro lugar , o mister Conceição , por tudo o que ele representa para o clube . Ganhou muita coisa como jogador e como treinador , foi a pessoa que mais me ajudou aqui dentro até hoje . Fez-me conseguir grandes coisas , todas com ele . Como
|
jogador é o Deco , de quem também gostava e que era um jogador da minha função , digamos assim .
Quem lhe colocou a alcunha ? Gosta dela ? Toda a gente a usava , mas acho que foi o mister a dizer “ Baixinho ” mais vezes . Toda a gente me chama assim há algum tempo já . Para mim não tem mal , sou mesmo baixinho e não vale a pena mentir . Vou fazer o quê ? [ risos ]
Como se explica que quase todos os colegas o definam como “ o mais chato ” do plantel ? Imaginem o pessoal de fora que não me conhece , de Lisboa e tudo : se os meus colegas , que jogam comigo todos os dias , me acham chato … imaginem os outros ! Essa é a prova . A verdade é que eles só dizem isso porque gostam de mim , de outra forma não falavam . Eu , quando não gosto de uma pessoa , nem digo o nome dela , portanto é mais ou menos isso . [ risos ]
|