ENTREVISTA
O que sente ao disputar a Liga dos Campeões ? Quando vens do Brasil , vens com o sonho de um dia jogar a Champions . Escutar o hino da Champions , estar em pé com a câmara a passar , é outra sensação . É uma competição que marca qualquer pessoa e é sempre importante disputar esses jogos .
Como se explica que o FC Porto , com orçamentos muito inferiores aos da maioria dos adversários , consiga ser tão competitivo nesta prova ? Em primeiro lugar , pela história do clube . O FC Porto tem duas Champions , duas Ligas Europa e tem histórico europeu . Muita gente vem cá e sabe que nunca é fácil enfrentar-nos . Depois existe a forma como vivemos o clube . Estamos todos cá para dar a vida e sabemos que somos 11 contra 11 . Claro que os outros podem ter mais qualidade e orçamento , mas dentro do campo tudo é possível .
Quem lhe transmitiu essa mística que tão bem encarna ? Sem dúvidas , o mister .
Ainda é possível recuperar o atraso de oito pontos ? Já queríamos ser campeões antes e continua a ser possível . Temos de ganhar os nossos jogos , não podemos falhar e têm de acabar todos em vitória , se não nem adianta sonhar . Ganhando os nossos jogos , acredito que , até ao final , eles ainda percam pontos .
O título mantém-se como o principal objetivo ? Sim , o campeonato vai ser sempre o objetivo número um do clube , ano após ano . Já ganhámos a Taça da Liga e a Supertaça , agora teremos o Famalicão pela frente e também queremos conquistar a Taça de Portugal , mas o principal objetivo é a Liga .
“ Passei a minha vida toda a ver o Ronaldinho jogar e até hoje ainda sou apaixonado . É um dos melhores de sempre . Se se cuidasse mais e fosse mais profissional , com certeza que estaria num patamar tão alto como o Messi e o Cristiano .”
O que diria aos adeptos mais descrentes ? Que nos apoiem como sempre nos apoiaram e como fizeram contra o Gil Vicente , porque nós vamos dar sempre o máximo . Vamos tentar trazer-lhes sempre vitórias e , independentemente de tudo , eles têm-nos apoiado em todos os jogos . O apoio contra o Gil Vicente foi incrível , porque não fizemos um bom jogo e perdemos , mas demos tudo quanto foi possível , mesmo com nove . Eles reconheceram e retribuíram . É muito difícil perder um jogo que estávamos obrigados a ganhar , mas eles apoiamnos sempre : fora , em casa , nos jogos da Champions , estão lá sempre como o 12 .º jogador e a verdade é que isso nos motiva e nos ajuda cada vez mais . Enquanto for matematicamente possível vamos atrás do sonho .
20 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2023