ENTREVISTA
havido falta , chamava o árbitro para ele assinalar . Não tem de ser uma das equipas a atirar a bola fora para depois eu ter que a devolver . Não vou devolver , se tentaste cavar um penálti que nem sequer existiu . Essa regra não existe e foi por isso que levei o primeiro amarelo . O segundo eu entendi .
O árbitro deu-lhe alguma justificação para o primeiro cartão ? Disse que era para manter o controlo do jogo , mas esse controlo do jogo prejudicou-me . Não fiz nada , eles vieram para cima de mim e eu é que levei o amarelo .
Está a cumprir a sétima temporada no clube e por isso há muito por onde escolher . Qual foi o seu melhor jogo ? E o melhor golo ? Há muitos jogos … A nível coletivo , a reviravolta contra a Roma foi muito marcante . A nível individual , talvez contra o Copenhaga : primeiro jogo na Champions , primeiro golo , e logo no Dragão . O melhor golo pode ter sido esse , mas o mais bonito foi contra o Lokomotiv .
Sentiram que a Taça da Liga foi um peso que vos saiu de cima ? Sim , já queríamos ganhá-la há muito tempo . Algumas pessoas diziam que não era importante , mas para nós era . Sabíamos que era o único título que faltava ao FC Porto e ficaremos na história como os primeiros a conquistá-lo .
Desde que chegou a Portugal usou quase sempre a camisola 25 ou 52 . Porquê esses números ? Quando cheguei fiquei com a 17 , mas fui logo emprestado para Guimarães e lá deram-me a 52 . Quando voltei ao FC Porto , o Nuno escolheu o 25 para mim e eu aceitei normalmente . Gostei do número , continuei a usar e mesmo tendo oportunidade de mudar quis sempre mantê-lo . É um número diferente e percebi que podia escrever uma história com ele .
Somou a primeira internacionalização na vitória por 3-1 sobre o Catar , na Hungria . Descreva-nos as emoções vividas nesse dia 4 de setembro de 2021 . Vai ficar marcado para o resto da minha vida . Ser titular no primeiro jogo por Portugal e conseguir fazer um golo , ainda para mais de cabeça , foi muito importante para mim . Ainda me lembro de tudo desse jogo , foi top .
De onde surgiu a ideia de se naturalizar ? Com o passar dos anos , percebi que conseguiria a nacionalidade . Não vim para cá com a intenção de jogar na seleção portuguesa , achava que era muito difícil ,
“ Temos um grupo espetacular , transmitimos confiança uns aos outros e o nosso capitão é uma lenda . O Pepe é quem mais fala e quando ouvimos aquela voz acordamos logo . Ele e o Marcano são quem mais fala , mas toda a gente tem voz .”
18 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2023