ENTREVISTA
Também aí se vê que temos um grupo espetacular , transmitimos confiança uns aos outros e o nosso capitão é uma lenda . O Pepe é quem mais fala e quando ouvimos aquela voz acordamos logo . Ele e o Marcano são quem mais fala , mas toda a gente tem voz .
“ Tiro-lhe moral nos treinos para ele não me passar ”. Fale-nos sobre isto … [ risos ] O mister às vezes chamame à atenção para eu ficar mesmo chateado , porque é a forma que ele encontra para ir buscar o melhor de cada jogador . Comigo foi muito assim e às vezes fico cego nos treinos por causa disso . Ele faz de tudo para a minha equipa perder e é aí que eu me pico mais com ele , mas sempre numa boa .
Quando lhe entregou o Dragão de Ouro , Jorge Nuno Pinto da Costa disse que o Otávio “ é do tamanho da Torre dos Clérigos ”. Como encarou esse elogio e que significado tem para si essa associação a um símbolo da cidade ? É um orgulho enorme o presidente falar de mim assim e ganhar um Dragão de Ouro . Quando cheguei , vi vários jogadores receberem e tinha como objetivo ganhar um também . Graças a Deus , consegui , e ouvir o presidente dizer o que disse foi muito importante para mim . Ficará marcado na minha vida .
Como olha para Pinto da Costa ? É uma lenda deste clube e está há 40 anos a ganhar tudo o que há para ganhar . Não acredito que haja outro igual e ficará para sempre na história do FC Porto como um rei .
Quando renovou , o presidente pediu-lhe para continuar a contribuir para as vendas de Rennie . Acha que esse seu lado é uma mais-valia ? Sempre fui assim . Fui criado a jogar no bairro , na terra , e tive sempre aquele lado provocador que faz parte do futebol . Hoje o pessoal leva isso para o lado errado . Quando ligo a televisão está toda a gente a falar do Otávio , que não leva amarelos e não sei quê … Se é assim , preparem-se , porque ainda vão ter de falar muito mais . Não vou mudar por falarem mal de mim e de algo que me fez chegar até aqui . Não vou parar . Falarem de mim é bom . É melhor do que não falarem . [ risos ]
Essa faceta pode ter impacto dentro do campo ? Por acaso há dias estava a falar com o Hernâni , que agora joga no Rio Ave , e ele disse : “ Fogo , Baixinho , quem não te conhece acha que tu és mesmo f ...! Eles aqui perguntam-me se o Otávio também é assim fora de campo ”. Respondi-lhe que me transformo dentro do campo , fora sou outra pessoa . Quem me conhece sabe como sou e qual a minha índole . Às vezes , lá dentro reagimos a uma coisa ou outra e isso é normal para quem quer ganhar . Há coisas em que preciso de evoluir , é verdade , mas não é nada de agressivo como tanto falam .
Em que é que tem de evoluir ? Na minha forma de estar , por vezes . O pessoal reclama que não vejo amarelos por reclamar , mas a verdade é que nunca faltei ao respeito aos árbitros . Tenho a minha maneira de me expressar , mas não digo palavrões na direção deles ou mesmo para eles , como já vi vários jogadores fazerem sem levarem amarelo . Depois ainda falam da minha agressividade , mas eu nunca tinha sido expulso e só fui com duas faltas em Milão . Numa levei amarelo por uma confusão em que tinha razão .
Qual foi ? O Inter meteu a bola fora para ir ao VAR e queria que devolvêssemos a bola . Se o VAR visse que tinha
17 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2023