ENTREVISTA no centro , na direita , no ataque , no meio-campo e até já ajudou a fechar na defesa . Se tivesse de explicar qual a sua função em campo , o que diria ? Jogo onde precisarem de mim . Como o mister diz , e por causa dele , eu leio bem o jogo taticamente e sei onde precisamos de equilíbrio , onde há espaço para ir buscar jogo e tenho liberdade para pisar vários setores . Jogo onde quer que o mister precise que eu jogue , seja na direita , na esquerda ou no meio . Só depende da estratégia dele .
Quão difícil é ser um polivalente e fazer tantos quilómetros a pisar esses terrenos ? Nada difícil , gosto de estar onde sou preciso , seja a defender ou a atacar . Sinto-me valorizado e quero ajudar . Correr para que a equipa esteja bem é o mais importante .
Os talentos com bola sempre lhe foram reconhecidos , mas os sem bola são cada vez mais e melhores . O que mudou na sua mentalidade ? Isso aprendi na Europa e também com o mister Conceição . Foi ele que me transmitiu essa vontade de defender tanto como de atacar . Roubar uma bola e ajudar defensivamente é tão importante como fazer um golo ou uma assistência . Os jogadores dizem que precisam de golos e de assistências , eu preciso de defender e de atacar para estar confiante . Por isso gosto de ajudar atrás .
Do plantel de 2017 / 18 só restam o Otávio e o Marcano . Por que é que nunca abdicou do FC Porto ? Pelo que o clube me deu . O FC Porto sempre me deu tudo . Quando estive para sair livre fizeram-me uma proposta pela qual eu já não esperava , visto que era muito difícil renovar tão perto do fim do contrato . Mas isso nunca foi problema a partir do momento em que disseram que contavam comigo e me deram
“ Como o mister diz , e por causa dele , eu leio bem o jogo taticamente e sei onde precisamos de equilíbrio , onde há espaço para ir buscar jogo e tenho liberdade para pisar vários setores . Jogo onde quer que o mister precise que eu jogue , seja na direita , na esquerda ou no meio . Só depende da estratégia dele .”
um bom contrato . Sempre me deram tudo e também por isso estarei sempre grato ao FC Porto .
O que é que o mister quer dizer quando se refere ao Otávio como “ um jogador-treinador ”? Acho que está relacionado com o que ele me ensinou e com o facto de o conhecer melhor do que qualquer outro aqui . Com ele já joguei de várias maneiras e em dinâmicas que se alteram dentro de cada sistema . Se ele decidir mudar a meio de um jogo , eu sei onde tenho de estar para ajudar dentro de campo . Mas não tenho vontade nenhuma de ser treinador . [ risos ]
Não se considera a voz dele dentro do campo ? Não . Acho que a voz somos todos , estamos todos aqui para ajudar e quando falamos é para isso .
16 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2023