ENTREVISTA
parámos . Mesmo em casa , estávamos sempre a trabalhar e tínhamos treino todos os dias , mesmo quando as outras equipas estavam de férias . Trabalhámos sempre no duro , acordávamos cedo e tínhamos horas para tudo . Era chato , mas a verdade é que quando voltámos estávamos num nível acima dos outros e conseguimos isolar-nos no primeiro lugar .
Acabou a época como campeão , no melhor 11 da Liga e a dar espetáculo na flash após a final da Taça de Portugal , em Coimbra . Pensou que já tinha chegado ao topo ? Atingir o topo é algo que nunca irá acontecer , porque quero sempre mais . Mas foi um ano muito bom . Fizemos a dobradinha , que era algo que o FC Porto não conseguia há algum tempo , e ganhámos uma final contra o rival com um a menos . Foi outro feito importante , ainda para mais dessa maneira . Conseguirmos fazer dois golos e estarmos a ganhar 2-0 com dez jogadores … Tu pensas “ como é possível ?”. Com a entrega de todos conseguimos ganhar , ainda sofremos um golo , mas importante foi conquistarmos a Taça .
Imaginou que a dobradinha pudesse voltar a ser possível tão pouco tempo depois ? Não , porque o Benfica e o Sporting estavam sempre na luta e era difícil conseguir a dobradinha de novo . Mas a verdade é que conseguimos . [ sorri ]
Acha que as consecutivas decisões perdidas nos penáltis ou nos descontos para o Sporting e para o Braga ajudaram a reforçar a resiliência do balneário ? Sim , foram derrotas muito duras , porque fizemos sempre jogos melhores do que o adversário . Nunca ganhávamos , íamos a penáltis e batia aquele pensamento : “ Outra vez penáltis …”. Acontecia sempre a mesma coisa , foram momentos difíceis que fortaleceram o grupo e equipa técnica . Agora conseguimos conquistar a Taça da Liga sem ir a penáltis , que era sempre uma confusão .
O Sporting sagrou-se campeão com as bancadas vazias . Acha que o FC Porto foi o principal prejudicado por não haver adeptos nos estádios ? Acho que sim , mas também se deveu muito ao facto de o Sporting jogar só a Liga . Nós tínhamos Liga , Champions , Taça e foi ainda mais difícil sem os nossos adeptos . Cansava mais , porque os adeptos puxam por nós e às vezes nem nos cansamos quando os ouvimos empolgados . Claro que fizeram muita falta durante a pandemia e acho que teria sido bastante diferente , principalmente nos jogos em casa .
2021 / 22 , o ano em que eles voltaram definitivamente , foi o melhor da sua carreira ? Sem dúvida . Individual e coletivamente seria muito difícil repetir o que conseguimos . Batemos o recorde de pontos a jogar um futebol bonito , com tudo entrosado , e foi espetacular .
O que tem faltado à equipa para repetir esses feitos ? Não é que tenha mudado muito , saíram duas ou três peças importantes do grupo , mas tivemos muitas lesões que nos prejudicaram . Magoava-se um , depois outro e nunca dávamos continuidade no onze e no trabalho . Além disso , a cada ano que passa , o pessoal vai-nos conhecendo melhor , conhecendo mais o estilo da equipa e cada adversário que nos enfrenta quer ganhar ao campeão nacional .
Já o vimos atuar na esquerda ,
15 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2023