|
Os seus filhos são dois fenómenos . A que se deve a afirmação andebolística de ambos em tão tenra idade ? Não sou bem da opinião de que eles já se afirmaram . Julgo que estão a fazer o seu caminho e gostam do que fazem , mas ainda falta . Começaram desde cedo a praticar vários desportos e acredito que é importante essa disponibilidade física para hoje se poderem impor .
No seu jogo de despedida , o Martim e o Francisco estiveram presentes no Dragão Arena com a mãe . Fizeram questão de lhes transmitir ou eles ganharam o gosto pela modalidade ? Uma vez que eu sempre estive ligado , fiz questão de os levar para os pavilhões e que eles vivessem esses momentos comigo e com a Cândida , sempre fomos felizes nos pavilhões e passamos horas seguidas a ver jogos . É muito importante termos a família junta e a Cândida é a principal responsável por conseguirmos juntar a família e por estarmos sempre juntos .
Como foi a experiência de trabalhar com o Martim na época
|
passada ? Fantástica . É um atleta que joga de uma forma agressiva e gosto da forma como encara o jogo . Tem talento e capacidade de trabalho , fez duas grandes épocas no FC Gaia .
No papel de pai , como tem visto os trajetos do Francisco e do Martim no FC Porto ? O Martim tem jogado a um nível superior e tem menos minutos , mas treina a um nível alto com grandes atletas . Não tem estado mal quando é chamado , tem de lutar por conquistar o seu espaço . O Kiko tem uma forma desinibida de estar e conseguiu estar a grande nível quando foi chamado . Os dois têm ajudado e não se nota diferença quando estão dentro do campo , numa grande equipa isso é fundamental .
Enquanto treinador de um adversário do FC Porto no campeonato , com que olhos vê afirmação dos jovens numa equipa que tem ambições europeias ? Não é fácil os jovens imporem-se na equipa do FC Porto e quem o faz tem de ter muita qualidade . É importante
|
que esses jovens tenham muitos minutos de jogos e por vezes não é possível fazer o crescimento numa equipa com ambições europeias , há que encontrar esse equilíbrio .
Que qualidades e defeitos vê no jogo de ambos ? Quais as principais virtudes e aspetos a melhorar em cada um ? As qualidades do Martim são o 1x1 e a capacidade individual de criar situações de vantagem . O maior defeito é a pouca agressividade defensiva . O andebol não é só ataque . O Francisco é muito evoluído taticamente e é esquerdino . A sua maior debilidade é o aspeto físico , mas tem ainda 15 anos e se o compararmos com um miúdo da mesma idade não é assim tão débil , há que ter noção da idade que tem .
Tal como o Ricardo , o Francisco é um goleador nato a partir da ponta direita . Treinou-o para ser canhoto ou estava-lhe nos genes ? O Francisco é muito parecido comigo , é o que todas as pessoas dizem . Tanto na parte da fisionomia como do feitio . Nasceu assim e é mesmo uma questão de genes .
|
Concorda que a estrutura das equipas de andebol tem sofrido mudanças que beneficiam os jogadores da primeira linha como o Martim ? Concordo . O Martim é um atleta que pode jogar em toda a primeira linha e perante a capacidade de adaptação que os atletas têm de ter , julgo que é uma boa caraterística . O jogo deixou de ser estático e é importante serem perigosos em vários postos específicos . E ele é .
O que é que cada um herdou do pai e da mãe em termos andebolísticos ? Da mãe herdaram o remate , a Cândida tinha um grande remate e um braço fantástico . De mim talvez a desinibição mental .
Que futuro desportivo augura para os seus filhos ? Se quiserem ser profissionais e tiverem essa oportunidade que o façam de uma forma séria . Que procurem marcar o tempo e que possam ser recordados como bons exemplos . Têm todas as possibilidades de ser jogadores acima da média e de jogar em qualquer equipa .
|