FUTEBOL
SETEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES
O mapa das estrelas
Este é o retrato essencial dos nossos adversários: um laboratório de juventude em Salzburgo, um campeão sérvio cheio de rostos conhecidos, um plantel de milhões em Nottingham, a ciência do detalhe em Utrecht, explosão nas alas em Nice, ritmo nórdico em Malmö, constância checa em Plzeň e liderança carismática no Rangers.
TEXTO de MANUEL T. PÉREZ
Salzburg
Integrado na rede global da Red Bull, o antigo clube de Haaland, Szoboszlai, Šeško, Upamecano ou Sadio Mané procura reconstruir-se apostando nas qualidades táticas, técnicas e físicas de um plantel recheado de juventude que parece uma sociedade das nações: cinco austríacos, três malianos, dinamarqueses e japoneses, dois franceses, sérvios e bósnios e representantes únicos da Costa do Marfim, Gana, Bélgica, Suíça, Suécia e Alemanha. O ponta de lança Karim Konaté, os médios Mads Bidstrup e Maurits Kjærgaard e o central Joane Gadou são as joias da coroa de Thomas Letsch.
Estrela Vermelha
Em Belgrado não faltam caras conhecidas dos adeptos do futebol nacional: Matheus( SC Braga), Rodrigão( Gil Vicente), Tomás Händel( Vitória SC), Milson( Marítimo), Nemanja Radonjić( Benfica) e Bruno Duarte( Farense) já passaram pela Liga Portugal e representam o atual campeão sérvio juntamente com nomes mais mediáticos como os de Marko Arnautović, Rade Krunić ou Aleksandar Katai, o MVP da companhia. Vladan Milojević senta-se no banco do Stadion Rajko Mitić, apelidado de Marakana em jeito de homenagem ao mítico estádio brasileiro.
Nottingham Forest
Apesar de já contar com os préstimos de valores seguros como o guarda-redes Matz Sels, os centrais Murillo e Nikola Milenković, os laterais Ola Aina e Neco Williams, os médios Ibrahim Sangaré, Elliot Anderson e Gibbs-White, o extremo
Hudson-Odoi e o clássico“ target man” Chris Wood- autor de 20 golos na Premier League 2024 / 25-, a instituição fundada em 1865 investiu forte no mercado e pode gabar-se de ostentar o 15.º plantel mais valioso do futebol mundial- ligeiramente atrás da Juventus e à frente de Nápoles, Milan ou Borussia Dortmund. Entretanto saiu Nuno Espírito Santo e entrou Ange Postecoglu, o treinador vencedor da última Liga Europa pelo Tottenham.
48