Dragões #466 Set 2025 | Page 49

FUTEBOL
SETEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES
Utrecht
O experiente Sebastian Haller e o esquerdino Souffian El Karouani,“ um bom jogador” que Francesco Farioli negou ter sido“ um dos alvos no mercado”, são as figuras do conjunto orientado por Ron Jans, técnico neerlandês de 66 anos que fez quase toda a carreira nos Países Baixos e que cumpre a terceira temporada no clube nascido da fusão entre três modestos emblemas locais e cujo primeiro reforço oriundo de fora foi Co Adriaanse, antigo defesa que realizou 176 jogos com a camisola do Utrecht e, mais tarde, treinador campeão nacional com o FC Porto.
Rangers
Glasgow, a maior cidade da Escócia, é onde James Tavernier se sente em casa. Nos mais de 500 jogos com a camisola do Rangers, o lateral direito de 33 anos ultrapassou a marca dos 130 golos e das 140 assistências, números que fazem dele um dos defesas mais profícuos do futebol mundial e a voz de comando no balneário às ordens de Russell Martin. Cyriel Dessers é a principal arma ofensiva, Djeidi Gassama o grande desequilibrador e Mohamed Diomandé o homem encarregue de manter a máquina oleada no centro do terreno.
Nice
A formação de Frank Haise perdeu três figuras importantes- Marcin Bulka, Evann Guessand e Pablo Rosario-, mas manteve o avançado Terem Moffi, o extremo Jeremie Boga e o criativo Mohamed-Ali Cho, uma das grandes promessas do futebol francês. Hicham Boudaoui é um“ box to box” com bateria inesgotável, Jonathan Clauss um defesa direito bastante produtivo e Juma Bah um central emprestado pelo Manchester City que impressiona pelo porte físico que apresenta aos 19 anos.
Viktoria Plzeň
Pavel Šulc rumou a Lyon depois de assinar 20 golos e 15 assistências na época passada, mesmo assim o treinador Miroslav Koubek conseguiu manter os índices competitivos com Rafiu Durosinmi e Matej Vydra no ataque, Sampson Dweh no eixo da defesa e Lucas Cerv no setor intermédio. Presença assídua nas competições da UEFA, o clube que tenta combater a hegemonia dos rivais da capital- Slavia e Sparta- tem um plantel maioritariamente checo e pode orgulhar-se de ter formado dois dos melhores jogadores oriundos daquele país: Petr Cech e Pavel Nedved.
Malmö
O plantel de Henrik Rydström combina a juventude de Otto Rosengren, Hugo Bolin, Erik Botheim e companhia com a veterania de Robin Olsen ou Pontus Jansson. A competir ininterruptamente desde finais de janeiro, os nórdicos lutaram pela entrada na Liga dos Campeões até à segunda mão da terceira pré-eliminatória diante do Copenhaga e são os detentores do campeonato e da Taça da Suécia.
49